sexta-feira, 17 de junho de 2011

Câmara aprova título de cidadão santo-estevense para ex-autoridades de Santo Estevão

Delegada Márcia Xavier
     Com a pretensão de homenagear á autoridades que já prestaram serviços relevantes no município de Santo Estevão, a Câmara de Vereadores colocou em pauta para votação e aprovou na sessão de ontem (17), o projeto que concede o título de cidadão-santo estevense aos ex-juízes José Brandão e Luciano Ribeiro. Além dos magistrados, o Legislativo também aprovou a concessão de cidadã santo-estevense para a ex-delegada de Polícia Civil, Márcia Xavier.
Juiz José Brandão

De autoria do vereador Hugo Nogueira, presidente da Câmara e também autor do projeto que homenageia ao juiz Luciano Ribeiro, reconhecer o trabalho prestado por uma autoridade que não é da cidade é também o dever do vereador. “Nós não podemos esquecer o que o juiz Luciano fez por Santo Estevão, onde o que percebemos que marca sua passagem pelo município é atuação dele para com a APAE”, salientou Hugo Nogueira.
Ainda de acordo com o vereador Nogueira, outra autoridade do Judiciário que marcou a cidade de Santo Estevão e o fez conhecida em todo país foi o juiz Brandão, que teve como autor do projeto de concessão o vereador Edvaldo Marcelo (Abençoado). “Nada mais justo do que se conceder ao doutor Brandão o título de cidadão-santoestevense, uma vez que ele foi o único que por aqui passou e enfrentou os traficantes de frente, ele teve uma atuação inquestionável”, avaliou.
Os projetos de concessão não foram destinados apenas para o Judiciário, foi também lembrada e homenageada pelo Legislativo de Santo Estevão a ex-delegada da Polícia Civil, Márcia Xavier que atuou na cidade por um período de um ano e quatro meses. “A doutora Márcia foi uma autoridade que teve certo destaque na cidade de Santo Estevão pelo fato de que ela atuou na sua função de forma parcial e combatendo o crime de forma geral em nossa região”, disse o presidente da Câmara.
 
Votação contrária
Aprovado com unanimidade, todos os vereadores reconheceram nos juízes José Brandão e Luciano Ribeiro todos os trabalhos relevantes prestados a comunidade santo-estevense.
No que se refere a concessão do título para a delegada Márcia, os vereadores Wilson Gomes (Nem de Bug) e Genivaldo de Carvalho (Gene). Para o vereador Gene, existem pessoas em Santo Estevão que não são lembradas e que já prestam serviço na região á vários anos. “Contrario aos meus colegas na concessão deste titulo para a delegada, uma vez que ela nunca atendeu a um pedido do Legislativo que são os criadores das Leis”, disse o vereador, acrescentando que, “ela já foi tarde, era uma falta de respeito, desafio a qualquer colega que diga qual foi o dia em que ela atendeu a um vereador, o que se ouvia dizer era que a mesma comentava que não estava ali para atender pedido de político”, justificou.
Também se posicionando contrário, o vereador Nem de Bug alegou que a delegada passou quinze dias na cidade e que não seria necessário o titulo para ela. “ A doutora Márcia saiu daqui e hoje se ela passar na rua ninguém sabe quem é, não acho ela merecedora”, comentou.


Clécia Rocha
Jornalista em formação
clecia_rocha@yahoo.com.br