segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escola de tempo integral

IXO T EMÁT ICO I - P o l í t i c a s e d u c a t i v a s n a Amé r i c a L a t i n a : c o n s e q ü ê n c i a s s o b r e a f o rma ç ã o e o t r a b a l h o d o c e n t e
V I S EMINÁRIO DA REDE S TRADO - Re g u l a ç ã o E d u c a c i o n a l e T r a b a l h o Do c e n t e
0 6 e 0 7 d e n o v emb r o d e 2 0 0 6 – UERJ - Ri o d e J a n e i r o -RJ 1
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA
Silvia Maria Coelho Mota
RESUMO
Este estudo parte da necessidade de investigar o trabalho docente frente a um novo desafio:
a implantação do Projeto Escola de Tempo Integral na Rede Pública Estadual de Ensino.
Tem como questão central conhecer como o professor de ensino fundamental desenvolve a
sua prática docente através das oficinas curriculares. Assim sendo, apresenta como
objetivos perceber e analisar as implicações desta nova proposta curricular no papel do
professor e de sua prática. A pesquisa de campo se desenvolve acompanhando o
funcionamento das Oficinas Curriculares da Escola de Tempo Integral, em uma escola
pública estadual da baixada santista. Tem como procedimentos metodológicos: 1) a análise
documental, como fonte de informação para contextualizar o antes e o depois da escola em
estudo; 2) a observação do cotidiano escolar, com o foco no desempenho das atividades
docentes, nas condições para desenvolver as oficinas e no processo ensino-aprendizagem;
e 3) entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores, coordenadores, diretores e
profissionais envolvidos com a implantação deste projeto. Nesta perspectiva, os resultados,
ainda parciais, mostram que as Escolas de Tempo Integral da Rede Pública Estadual
enfrentam como desafios: condições precárias de trabalho e de recursos humanos e
materiais; dificuldades em relação à organização (tempo e espaço) das atividades
propostas; problemas em torno da formação inicial e continuada dos professores, que não
estão preparados para enfrentar a Escola de Tempo Integral; dificuldades no relacionamento
professor/aluno para a compreensão e o desenvolvimento das oficinas, tanto por parte dos
professores, quanto dos alunos. Apesar disso, alguns depoimentos coletados puderam
mostrar propostas e soluções pedagógicas na busca de enriquecer estas experiências e,
conseqüentemente, as do corpo discente.
Palavras-chave: disposição – tempo – integral/integração.