sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma coloca erradicação da miséria extrema como meta primordial de seu governo

              A presidente Dilma Rousseff colocou a erradicação da miséria extrema como meta primordial de seu governo e prometeu expandir o programa Prouni, que hoje é restrito ao ensino superior, ao ensino médio e profissionalizante.
Em seu discurso de inauguração no Congresso Nacional, Dilma fez um apelo para se formar um pacto entre instituições privadas, públicas e partidos políticos para alcançar o objetivo. "Vou perseguir a erradicação da pobreza extrema e criação de oportunidades a todos. Ainda existe muita pobreza a envergonhar o país. Não vou descansar enquanto houver brasileiro sem comida na mesa. Esse é compromisso a ser abraçado por todas as instituições, de todos os partidos, universidade, imprensa, e da juventude", afirmou a presidente.
Dilma sustentou que a miséria deve ser combatida através da manutenção da estabilidade econômica. "É preciso um longo ciclo de crescimento com geração de empregos necessários para as atuais e futuras gerações. Não permitiremos que essa praga da inflação volte a castigar as familias mais pobres."
A presidente disse que a consolidação da economia só será alcançada com uma reforma política. "Uma reforma politia é necessária para fazer avançar a nossa jovem democracia e fortalecer o sentido programático dos partidos", sustentou.

No discurso a parlamentares e chefes de estado e representantes de nações estrangeiras, Dilma fez um longo elogio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma exaltou ainda o ex-vice José alencar, internado para tratamento de câncer.


Fonte: Yahoo Notícias

Estudante de Jornalismo da FAT emplaca pauta no Jornal da Globo

Na semana passada, no dia 13/12, a estudante do 6º semestre de Jornalismo da FAT, Clécia Rocha, teve uma pauta sua aproveitada pela produção do Jornal da Globo, numa matéria sobre medidas legais de proteção à infância e à juventude. Suas pautas já rederam matérias outras duas vezes, somente na Rede Globo. A primeira “emplecada” em rede nacional foi a reportagem sobre a prisão de uma mãe por crime de abandono intelectual por não ter matriculado a filha no colégio. Clécia já teve pautas publicadas até no exterior, como no jornal russo Pravda (www.pravda.ru). Por aqui, suas pautas já renderam matérias em programas jornalísticos da Band, na TV Bahia, na Rede Record, na Rádio Sociedade, etc.
Há pouco mais de um ano, Clécia é assessora de imprensa do juiz substituto das Varas Crime, Consumidor e da Infância de Santo Estevão, Dr. José Brandão, responsável pelo projeto Toque de Acolher, que estipula horários para adolescente transitarem pelas ruas, como medida de segurança. Através do seu trabalho junto ao Juiz, ela vem conseguindo atrair os “holofotes” da imprensa antes mesmo de ter concluído a graduação em Jornalismo.
A estudante descobriu o jornalismo por influência indireta do pai, que já trabalhou em rádio. Ela mesma já apresentou um programa radiofônico em Santo Estevão na época da adolescência. Antes de ingressar na FAT, chegou a pensar em cursar enfermagem. Mas a área de Comunicação, sua verdadeira vocação, falou mais alto. “Me encontrei no Jornalismo. Além de ser uma área que transmite seriedade, é uma profissão com peso, com credibilidade”, acredita.



Apaixonada pelo curso da FAT, ela afirma que cada disciplina que já cursou, como Oficina de Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa e Radiojornalismo, foi fundamental para ir conquistando confiança no seu próprio texto. Clécia, que prefere a cobertura policial e de justiça, conta que gostar de adrenalina e ser curioso são ingredientes para um bom repórter. Ela anda sempre com um gravador, um bloco de papel e uma máquina fotográfica na bolsa. “Onde tiver notícia, estou junto. Escrever já virou vício. A gente usa uma vez e não larga mais”, brinca.
Tudo vira notícia nas mãos desta jornalista em formação. Mantendo “o radar ligado o tempo todo”, como conta, ela está sempre em busca de assuntos interessantes que possam render notícias. Prisões, entrevistas com artistas, missas, viagens, apreensões de drogas e até consultas médicas já se transformam em pautas pelas mãos talentosas da jovem.
Questionada sobre a “receita” para conseguir que seus conteúdos conquistem a imprensa mundo afora, ela afirma que “tem que ser chato para emplacar uma pauta”. “Precisa ser insistente, ligar, enviar várias vezes para as redações, argumentar sobre o benefício da ação, convencer os jornalistas de que aquilo que você está enviando pode virar uma notícia importante”, revela.
Para abrir perspectivas profissionais e alçar novos vôos, Clécia pretende ir para Salvador. “O jornalismo diário é um desafio, especialmente aqui em Feira, onde só tem um jornal que sai todo dia”, reflete. Quem sabe em breve não veremos a estudante da FAT em algum grande veículo baiano ou, mesmo, nacional? Talento e amor à profissão não faltam para esta jovem de brilho nos olhos e gravador sempre em punho, pronta para registrar tudo...

Confira algumas matérias escritas por Clécia Rocha e publicadas na imprensa nacional e internacional:
Limites ajudam a melhorar notas

Toque de Acolher reduz pedofilia na BR 116

http://port.pravda.ru/cplp/brasil/17-11-2010/30791-pedofilia-0/





Operação conjunta contra o tráfico e pedofilia na BR-116

http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=59673



Dona Canôr fala da diferença do jovem de ontem e hoje

http://www.avozjovem.com.br/v1/tag/bahia/page/2/



Sacerdote destaca importância do Toque de Acolher em Feira

http://rochatrombone.blogspot.com/2010/12/sacerdote-destaca-importancia-do-toque.html



População de Santo Estevão comemora um ano do Toque de Acolher

Juiz intima duzentos e cinqüenta pais de alunos em evasão escolar

Igreja e Fazenda da Esperança realizam trabalho de recuperação das drogas

Mais uma cidade baiana adota o toque de acolher

Juiz vai punir pais que não mandam filhos para a escola

Santo Estevão: Réu que matou por causa de um acarajé foi condenado a cumprir dezenove anos de prisão

Fonte: ASCOM DA FAT