sábado, 1 de outubro de 2011

Santo Estevão cada vez mais forte no MotoCross


           Santo Estêvão reforçou ainda mais sua importância no circuito baiano de MotoCross com a realização na cidade da segunda etapa da competição. O evento aconteceu no último dia 11 na pista construída nas proximidades do terminal rodoviário onde centenas de pessoas que gostam deste tipo de modalidade esportiva estiveram prestigiando o acontecimento.
Durante a disputa pilotos de várias regiões da Bahia puderam demonstrar todas as suas habilidades e técnica levando os presentes ao delírio por diversas vezes com suas manobras radicais. Foram disputadas provas nas categorias Especial, Nacional, Freestyle e Mirim. Um dos destaques do circuito foi o piloto Toninho representando o município de Itabela. Além de mostrar extrema habilidade sobre sua moto, de quebra venceu a categoria Freestyle.
A gurizada da categoria Mirim não deixou por menor e impressionou a todos com suas manobras mirabolantes apesar da pouca idade de todos. Pela segunda vez Santo Estêvão recebeu esse tipo de evento, com a garantia dos organizadores de que muitas outras ainda virão. Essa empolgação dos responsáveis pela realização do circuito se deve principalmente a grande presença de público registrada desde o dia anterior, sábado, quando aconteceram os treinos livres.


Desportistas de Santo Estevão recebem estádio reformado




O mês de setembro de 2011 vai ficar marcado na história de Santo Estêvão. Além dos 90 anos de existência e o retorno da festa carnavalesca com a realização da micareta, setembro marca também a entrega aos desportistas da cidade do novo estádio municipal Luiz Viana Neto. A festa de inauguração das reformas aconteceu no dia 4 quando mais de cinco mil torcedores estiveram prestigiando o evento na nova praça esportiva do município que abriu seus portões para toda a comunidade.
As reformas de ampliação no estádio foram amplas e levaram alguns meses para ficarem prontas, até que finalmente o prefeito Rogério Costa pode apresentá-las aos desportistas da cidade. Das reformas constam o aumento da capacidade das arquibancadas, agora podendo abrigar cerca de três mil pessoas sentadas, melhorias das instalações dos sanitários e vestiários, neste caso tanto para os clubes quanto para os árbitros, aumento da capacidade de iluminação e instalação de placar eletrônico.
Outro fato que chamou muito a atenção de todos foi a qualidade do gramado, digno da disputa de qualquer partida de futebol profissional. Também merece destaque a construção de túneis para que tanto os atletas quanto os árbitros já saiam dos vestiários na pista do estádio, bem próximo ao gramado. As cabines de rádio reformadas oferecem toda a comodidade para os profissionais transmitirem os jogos na praça esportiva. Nas substituições de atletas outra novidade é a utilização pelos assistentes de uma placa eletrônica que tomou o lugar das tradicionais plaquetas de madeira.
Nesse mesmo dia o Campeonato Amador local foi aberto com a realização de duas partidas. Na preliminar o Atlético venceu o Brasiliense por 1x0, no jogo principal Santo Estêvão não tomou conhecimento do Lamarão aplicando 3x1. No intervalo entre as duas partidas o prefeito Rogério Costa, acompanhado de 90 crianças, representando os 90 anos da cidade, entrou em campo e oficialmente deu por inauguradas as reformas do estádio Luiz Viana Neto.
Demonstrando muita emoção o prefeito Rogério afirmou estar vivendo ali um momento de realização pessoal, pois além de atual gestor da cidade também já jogou futebol e sabe o quanto uma obra desta natureza é importante tanto para os atletas quanto para os desportistas em geral. Ele aproveitou o momento para assinar a ordem de serviço para pavimentação de toda a área em frente ao estádio.

 Folha do Paraguassu

Socióloga destaca importância da família para vencer preconceitos


               Visando orientar deficientes e familiares, a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santo Estevão, realizou no dia 25 de agosto uma palestra sobre Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Vencendo os Obstáculos com a socióloga e deficiente visual Melissa Bahia. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades locais, dentre elas o prefeito Rogério Costa acompanhado de secretários, e os vereadores Luciano Braga, Hugo Nogueira e Wilson Gomes
Além de representações do Executivo e Legislativo, o coordenador das APAES do Recôncavo Baiano, Antônio Francisco, também marcou presença no evento.


Palestra
De acordo com a palestrante, o que se percebe é que o município de Santo Estevão se encontra bem articulado para desenvolver um trabalho de combate ao preconceito com a pessoa deficiente. “Fico muito contente em ver uma cidade tão empenhada como esta, isso porque nós percebemos que existe uma interação dos órgãos competentes em favor da pessoa com deficiência, onde a gente não só encontra a acessibilidade física, mas também a atitudinal, instrumental, metodológica, comunicacional e várias outras que são necessárias”, observou.
Ainda de acordo com Melissa, o apoio da família é fundamental para que uma pessoa com deficiência possa vencer as barreiras do preconceito encontradas na sociedade. “Quando perdi a visão, aos quinze anos, o apoio dos meus pais e meus irmãos e a maneira que eles me trataram foi fundamental para que eu pudesse vencer e superar os preconceitos”, disse, acrescentando, “comento sempre que não é porque adquiri uma deficiência que meus pais tinham comigo um tratamento diferenciado, pois com isso eu vejo e afirmo que todos somos iguais”, frisou.
Ainda de acordo com a convidada, para a superação dos preconceitos é necessário que a pessoa com deficiência esteja em todo lugar. “Só a gente estando presente nos lugares é que vamos ensinar ao outro como lhe dar com o deficiente, pois está em nós à missão de mostrar para o outro agir, para mim, isso é muito bom”, exclamou, enfatizando, “o que nós precisamos é burlar os obstáculos”.        No que se refere à empregabilidade da pessoa com deficiência, a socióloga destaca que Santo Estevão já tem um cenário favorável de empregabilidade da pessoa com deficiência. “O que também observamos de positivo na cidade é que a fábrica de calçado DASS, também já é uma parceira da pessoa com deficiência, isso é observado quando a empresa já se tornou parceira da APAE contratando alunos para trabalharem”, disse Melissa Bahia.


Fonte: Folha do Paraguassu

Maçonaria homenageia médico de Santo Estevão



              O dia 20 de agosto, que é dedicado ao maçom, foi marcado pela Loja Luz e União no município de Santo Estevão com a realização de uma sessão especial. Na oportunidade, os membros da Sociedade Secreta também   homenagearam o médico Antenor Marques Fonseca, que já atua como membro da Irmandade há trinta anos.
De acordo com Alael Kardec, venerável da Loja, o dia dedicado ao maçom tem a sua fundamentação histórica na descoberta do Brasil. “O 20 de agosto ficou conhecido  como o dia do maçom pelo fato de que foi nesta data que, em uma reunião com membros da maçonaria ficou decidida a independência do Brasil”, disse, acrescentando, “acredito que poucos saibam, mais o primeiro passo para a independência do nosso país aconteceu dentro de um templo maçônico, pois foi lá que se forjou todo o movimento”.
Ainda de acordo com o venerável Kardec, a comemoração que aconteceu em Santo Estevão é mesma que foi realizada em todas as cidades que tem Loja Maçônica. “Realizamos o evento e homenageamos o irmão maçom, doutor Antenor que é conhecido em toda comunidade santo-estevense pelo trabalho que desenvolve e, além disso, nos confraternizamos e nos estreitamos no abraço maçônico que é salutar e nos transmite muita espiritualidade”, comentou

Maçom Homenageado
De acordo com o médico Antenor Fonseca, ser homenageado pela Maçonaria é motivo de muita alegria. “Sinto-me muito feliz em receber a homenagem dos meus irmãos maçons, vejo que isso é resultado de um trabalho que foi desenvolvido na Loja, onde procuramos sempre beneficiar a sociedade, desenvolvendo coisas boas para as próximas gerações”, comentou.
Durante a sessão dedicada ao dia do maçom e que também, homenageou ao médico Fonseca, o mestre de cerimônia da sessão citou que uma dos motivos para homenagear ao profissional de saúde que é membro da irmandade foi à persistência.
 Para o homenageado, o que mais o encorajou para realizar os trabalhos da maçonaria durante os trinta anos foi à confiança que sempre encontrou nos membros da Loja. “Tenho muita alegria por ter sido escolhido para fazer pare dessa sociedade secreta, aprendi muitas coisas, a ter mais amor, a sentir mais os problemas dos necessitados e também aprendi sobre religião”, completou

Antonoio Cardoso: moradores em protesto bloqueiam Br 116


Uma manifestação provoca um congestionamento de 30km no trecho do próximo ao município de Antônio Cardoso, na microrregião de Feira de Santana. De acordo com informações da PRF ao G1, o protesto foi iniciado na manhã deste sábado (1º) e é feito por um grupo de moradores que reivindica a instalação de redutores de velocidade. Esta seria a terceira vez que a pista é fechada pelos populares, nos dois sentidos, em menos de uma semana. Os manifestantes dizem que não sairão do local sem conversar com a ViaBahia, concessionária que administra a rodovia.