segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia Mundial da Voz: saiba como cuidar das cordas vocais




Entre as doenças mais frequentes estão a rouquidão, a paralisia das cordas vocais, o surgimento de pólipos e nódulos e a disfonia psicogênica (perda da voz por questões psicológicas).
16/04/2012 07:20
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra
Cindi Rios/Ascom Uneb |Fonoaudióloga Gabriela Almeida

Foto: Cindi Rios/Ascom Uneb |Fonoaudióloga Gabriela Almeida

Acorda Cidade
Nesta segunda-feira (16) é comemorado o Dia Mundial da Voz. Celebrado desde 2003, a data foi criada para conscientizar a população sobre a importância de se cuidar das cordas vocais.

A fonoaudióloga Gabriela Almeida, professora do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da Uneb, em Salvador, lembra que existem algumas ações que podem ser adotadas pelas pessoas para prevenir futuros danos à voz, como a ingestão de muita água e a redução do uso excessivo da fala.

“As mulheres, por exemplo, principalmente àquelas que usam a voz como instrumento de trabalho, devem evitar falar abusivamente em período pré-menstrual. Nesta fase ocorre a oscilação do nível de estrógeno, o que deixa várias regiões do corpo feminino inchadas. Assim como os seios incham, as pregas vocais também podem sofrer o mesmo processo, gerando uma voz mais grave”, explicou Gabriela.

A docente completou: “Percebemos que muitas pessoas têm problemas na voz por falta de conhecimento sobre os cuidados necessários. Mas quem se dedica a profissões que não permitem o descanso vocal, como é o caso de professores, devem tomar algumas ações preventivas, a exemplo do uso de microfones durante as aulas”.



Doenças da