segunda-feira, 9 de abril de 2012

Em 10 anos, nove ex-BBBs já se candidataram a algum cargo político



Foto: Agência Brasil
Jean Wyllys no Congresso ao lado de Chico Alencar
Quando se candidatou a deputado federal em 2010, Jean Wyllys fez questão de se distanciar do rótulo de ex-BBB e mostrar que não era só mais um famoso a tentar a sorte nas urnas. Como uma plataforma eleitoral bem definida - a defesa dos direitos dos homossexuais -, o então professor universitário baiano conquistou uma vaga na Câmera pelo PSOL-RJ, com 13.018 votos.

A mesma sorte não tiveram outros ex-participantes, que amargaram resultados pífios nas urnas. Da mesma edição que Jean, o "BBB5", a cabeleireira Pink foi quem chegou mais perto de ser eleita. Levou 4.256 votos, mas ficou apenas na quarta posição do seu partido, o DEM, na briga pela vaga de vereadora por Recife, sua cidade natal.

Na lanterna das urnas
A pior colocação de um ex-BBB em uma eleição ficou com Alberto Cowboy, do "BBB7", que praticamente só recebeu apoio de familiares. O arquirrival de Alemão, campeão da edição, levou apenas  241 votos, nas eleições municipais de 2008, quando postulou uma vaga de vereador pelo DEM, em Belo Horizonte.

Na lista dos ruim de votos, estão ainda o participante do "BBB6", Carlão, que angariou apenas 290 votos em sua tentativa de se eleger vereador por São Bernardo do Campo, em 2008. Nem a alcunha nas urnas "Carlão BBB" lhe ajudou a conquistar um resultado melhor.

Do primeiro "BBB", Adriano Didi, que hoje em dia se recusa a falar sobre o programa, tentou a sorte nas urnas no mesmo ano. Com o apelido de "Didi Brother", o artista plástico se candidatou a vereador pelo DEM, em Salvador, também em 2008, mas obteve apenas 557 votos.