segunda-feira, 9 de abril de 2012

Seca assola região do sisal e 75 cidades decretam estado de emergência

Nas zonas rurais de Santaluz, Valente e Queimadas , a população passa sede, o gado morre pelos pastos e a agricultura familiar amarga perda de até 100%. A seca que castigou a Bahia ano passado, sobretudo na região do semiárido, entrou em 2012 assolando comunidades das regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste.
Até a última sexta-feira, 75 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida e decretada pela Defesa Civil estadual (Cordec). No final de 2011, esse número chegou a 123, o que não significa uma melhora do quadro, pois muitas destas cidades tiveram apenas expirado o prazo médio de 90 dias do decreto, e aguardam avaliação para a prorrogação.
Na região do semiárido, a mais atingida, o período seco tende a se estender até maio. “É esperada para os próximos meses uma expressiva redução nos volumes das chuvas na região. Ainda assim, não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, nos meses de março e abril, o que não será suficiente para suprir o déficit registrado nos últimos anos”, avalia o coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio.
Os municípios da região nordeste que decretaram situação de emergência são Araci, Cansanção, Ichu, Itiúba, Monte Santo, Baixa Grande, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pintadas, Quixabeira, Antônio Cardoso, Feira de Santana e Santo Estevão.