quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bebê prematuro está internado com suspeita de gripe A em Feira de Santana



Criança tem um mês e está na UTI de hospital geral em Feira de Santana. Além dele, outras três pessoas possuem suspeita da doença na cidade.

Reprodução/TV Subaé

Foto: Reprodução/TV Subaé

Acorda Cidade
Um bebê de um mês e meio está internado na UTI neo natal do Hospital Geral Clériston Andrade, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, com suspeita de gripe "A", também conhecida como H1N1.

A criança, que tem estado prematuro, está em tratamento intensivo desde o dia 12 de julho, quando apresentou complicações respiratórias.

Além dele, dois meninos - de um e dois anos - também estão hospitalizadas, e uma mulher se recupera em casa, todos com a mesma suspeita de gripe A. Eles aguardam os resultados dos exames que foram enviados para o laboratório central na capital, previstos para a quarta-feira (18). O caso mais grave é do bebê prematuro.

 Na Bahia, sete casos foram registrados este ano e a procura pela vacina aumentou nas últimas semanas. Seis deles ocorreram na capital e um na cidade de Jacobina, norte da Bahia. Em nenhum dos casos ocorreu morte.

Prevenção
A única forma de prevenção da gripe A é a vacina, disponível de graça nos postos de saúde para grupos de risco: idosos a partir de 60 anos, gestantes, profissionais de saúde, crianças de seis meses a dois anos, índios, cuidadores de idosos e pacientes com baixa imunidade. A vacina também pode ser encontrada em clínicas particulares para quem não é beneficiado com a gratuidade, ao custo de R$ 65, em média. Somente na capital, 224 mil pessoas foram vacinadas em 2012.

Entre os sintomas, a principal diferença com a gripe comum é a febre repentina acima de 38°C. "Nas pessoas que têm condições crônicas de saúde, ela [a gripe] pode ter evolução mais grave. É por isso que esse pessoal precisa ter muito cuidado, precisa ter a vacinação de gripe anualmente", alerta a médica infectologista Jaci Andrade. As informações são da TV Subaé.