segunda-feira, 2 de julho de 2012

Passagens de ônibus interestaduais ficam mais caras


O aumento foi autorizado na última quarta-feira (27) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres
Paulo José/Acorda Cidade

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Acorda Cidade
Começou a valer desde ontem (1º) o aumento de 2,7% nas passagens de ônibus interestaduais e internacionais de passageiros de linhas que percorrem mais de 75 quilômetros. O aumento foi autorizado na última quarta-feira (27) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O reajuste não será aplicado ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, aqueles com distância até 75 quilômetros.

Apesar de o aumento estar previsto em contrato e de ser autorizado anualmente, muitos usuários desse tipo de transporte foram pegos de surpresa com o aumento. É o caso de Maria das Dores dos Santos, de 26 anos. Ela saiu na sexta-feira (29) de Parnaíba, no Piauí, às 9h30, para ir a Porto Velho (RO), onde conseguiu um trabalho como empregada doméstica. Como não havia ônibus que fizesse o percurso de forma direta, ela teve de vir primeiro a Brasília, onde chegou ontem (30), às 10h40.

O primeiro trecho da viagemque faz acompanhada dos filhos Maílson e Neidson, de 13 e 14 anoscustou R$ 350. depois de chegar a Brasília, ela ficou sabendo do aumento das passagens para Porto Velho, e que teria de desembolsar R$ 908 para conseguir chegar ao destino. “Nossa viagem está sendo feita com o dinheiro contado. Eles tinham de nos deixar informados de que haveria esse aumento”, reclamou.