quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pesquisa aponta que mulheres têm QI maior do que os homens


Testes de inteligência foram aplicados na Europa, EUA e mais três países. Pela 1ª vez, mulheres passaram à frente dos homens em um ponto.

Reprodução

Foto: Reprodução


Acorda Cidade
 
Uma pesquisa mundial aponta que as mulheres tem o QI (Quociente de Inteligência) maior do que os homens. No último século, as mulheres ficaram sempre atrás em testes que medem o QI.
 
Mas, agora, pela primeira vez, um levantamento realizado pelo pesquisador americano James Flynn, uma das maiores autoridades mundiais no assunto, confirmou que as mulheres passaram à frente dos homens - com uma vantagem de um ponto, em média.
 
Flynn aplicou testes na Europa, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Argentina e constatou que ambos os sexos melhoraram o desempenho nos testes de QI nos últimos 100 anos, mas elas melhoraram num ritmo mais rápido. O pesquisador diz que os resultados mais altos são consequência da vida moderna da mulher, que é mais complexa. Mas que ainda é preciso de mais pesquisas para afirmar por que as mulheres estão se saindo melhor.
 
Entre as hipóteses levantadas para explicar a melhor inteligência das mulheres está no fato de que, antes, elas não tinham as mesmas oportunidades educacionais que os homens e, por isso, iam pior nos testes. Outra hipótese é que as mulheres foram obrigadas a desempenhar múltiplas tarefas, em casa e no trabalho, e com isso desenvolveram um raciocínio mais complexo.
 
Especialistas criticam, porém, as comparações. “O QI foi sendo deturpado, perdeu o sentido original e passou a ser associado com uma medida de inteligência e não é exatamente isso”, afirma a neurocientista, Suzana Herculano- Houzel.
 
“O corpo da mulher é menor. A cabeça da mulher é menor. O cérebro que dorme dentro dessa cabeça é menor e tem menos neurônio. Não por isso tem menos inteligência. Em uma infinidade de atividades, as mulheres são enormemente superiores ao homem e são mais econômicas, utilizam menos neurônio para fazer a mesma coisa”, diz outro neurocientista, Ivan Izquierdo. As informações são do G1