quinta-feira, 12 de julho de 2012

SAMU: regionalização vai atender a 28 municípios


12/07/2012 12:44
Até o final de agosto deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) deverá receber as ambulâncias necessárias para iniciar o processo de regionalização do órgão. Esse o prazo foi estabelecido pela Coordenação Nacional de Urgência, do Ministério da Saúde.
A informação é da coordenadora do SAMU Feira, a drª Maíza Macedo. Segundo a gestora, o SAMU deverá atender a 28 municípios, com as bases descentralizadas nas cidades da região. O serviço deverá atender uma população estimada em quase 1 milhão de habitantes. “Já realizamos visitas técnicas nessas bases para orientar os municípios na organização e agora em julho vamos fazer os ajustes finais”, disse.
 
De acordo com Macedo, os municípios devem construir as bases ou reformar espaços já existentes para acolher a subsede do serviço de urgência. Entre as cidades contempladas a coordenadora citou Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Santa Barbara, Ipirá, Baixa Grande, Riachão do Jacuípe, Nova Fátima, Irará e Santo Estevão. “São municípios que compõem a microrregião de Feira e as ambulâncias que estarão nesses municípios atenderam as cidades vizinhas”, afirmou.
 
Maíza Macedo disse que para ter acesso ao SAMU, em qualquer das cidades da região é necessário discar o 192. A central telefônica será sediada em Feira que emitirá as ocorrências para as subsedes. O SAMU também mudará de endereço, saindo da Avenida João Durval Carneiro e instalando-se na Avenida de Contorno, próximo ao Hospital Estadual da Criança (HEC). “Estamos com uma grade de referência dos municípios e com a lista de todos os hospitais e prontos atendimentos. O paciente poderá ficar no município, se o caso for grave necessitando de UTI ou centro cirúrgico, será transferido para Feira”, explicou Macedo que planeja um aumento de linhas telefônicas e profissionais, para atender a demanda dos municípios e evitar esperas para completar a ligação. 
 
Com relação as ambulâncias, Feira de Santana, que atualmente conta com 7 veículos deve com a regionalização ter o número de 12 ambulâncias, sendo nove de suporte básico (USB) e três de suporte avançado (USA). Porém as ambulâncias não serão exclusivas para Feira. Os veículos modelo Básico atenderão também São Gonçalo dos Campos e Anguera e as de Suporte Avançado, inclui cidades, além das duas já citadas, Irará e Tanquinho.
 
Com informações do repórter Miro Nascimento.