quarta-feira, 25 de julho de 2012

Trabalho de Dorival no Flamengo começa desde a base



Jaime de Almeida comandou treino no Ninho do Urubu nesta terça-feira
Foto: Cezar Loureiro / O Globo
Jaime de Almeida comandou treino no Ninho do Urubu nesta terça-feira Cezar Loureiro / O Globo
RIO — Ao explicar os motivos para a demissão de Joel Santana, o diretor de futebol Zinho disse que não acreditava mais que o ex-treinador rubro-negro pudesse melhorar o rendimento do time. Escolhido para substituí-lo, Dorival Júnior deve assinar contrato nesta quarta-feira para a missão de reconstruir uma equipe desde sua base.
Sem grandes reforços, contará justamente com os pratas da casa: ao comandar o coletivo de ontem, no Ninho do Urubu, o interino Jaime de Almeida surpreendeu ao barrar Renato Abreu e escalou uma equipe com sete jogadores revelados na Gávea. Foi também nas categorias menores do rubro-negro que ele próprio, Jaime, nos anos 1970, e o diretor Zinho, na década seguinte, surgiram para o futebol.
Depois de acertar os detalhes de sua rescisão com o Internacional, de onde foi demitido semana passada, Dorival Júnior foi a Florianópolis, onde mantém residência, e nesta quarta-feira terá encontro com Zinho para discutir os termos do compromisso com o Flamengo. Na primeira conversa, o dirigente rubro-negro perguntou se o treinador teria interesse de vir para o clube, e ouviu resposta positiva.
Zinho e as organizadas
A parte financeira não deverá ser problema. Tanto Zinho quanto Dorival afirmaram que ainda não detalharam esta parte, mas o diretor confirmou ontem que o Flamengo está disposto a pagar um salário alto, embora abaixo dos estratosféricos R$ 800 mil mensais que especulações na Gávea creditaram a uma pedida inicial de Dorival. Tanto ele quanto Zinho negam o valor.
— Este valor é mentira, mentira. É preciso ter cuidado com notícias de valores, isso pode atrapalhar a negociação. Temos um limite. Mas sabemos que precisamos de um treinador. E é diferente de um jogador. O treinador comanda um grupo, é o chefe. O jogador exerce uma função. Tenho interesse no Dorival e quero encontrá-lo logo — disse Zinho.
Nas negociações com jogadores como Diego e Riquelme, nas últimas semanas, o Flamengo estabeleceu como teto a faixa dos R$ 500 mil.
Ao chegar para o treino de na tarde desta terça-feira, no Ninho do Urubu, Zinho se deparou com 15 integrantes de torcidas organizadas na entrada do CT. Abaixou o vidro do carro e autorizou a entrada de três representantes.
Conversou com eles por cerca de 20 minutos e depois voltou ao portão do Ninho, onde ainda estavam os jornalistas, para acompanhar as declarações de um líder das organizadas. O torcedor declarou apoio a Zinho e defendeu maior utilização dos jovens da base.
— Fiquei preocupado quando soube que eles estavam lá. E depois fiquei feliz ao saber que foram me apoiar — disse Zinho.
Mattheus vira titular
Enquanto conversavam com Zinho ou aguardavam na entrada do Ninho, os torcedores organizados não sabiam que lá dentro, num dos campos do CT, a valorização dos jogadores formados no clube estava sendo atendida. O técnico interino Jaime de Almeida fez mudanças importantes na equipe. A menos que Dorival acerte contrato, comande o treino de nesta terça-feira e já queira dirigir a equipe na quinta-feira, é Jaime quem estará no banco contra a Portuguesa.
No coletivo, Jaime barrou o meia Renato Abreu, titular inquestionável de Luxemburgo e Joel desde que voltou ao clube, há dois anos, e lançou Mattheus como titular.
Na zaga, Welinton ganhou nova chance. O time teve Paulo Victor, Léo Moura, Welinton, González e Magal (Ramon ficou na academia, mas vai jogar); Aírton, Luiz Antônio, Ibson e Mattheus; Adryan e Love.
De todos estes, apenas Léo Muora, González, Ramon e Love não são criados na Gávea (Aírton chegou na transição dos juniores para o profissional).
Zinho contou que espera a definição do novo treinador para consultá-lo sobre a saída do atacante Negueba.
— O Sporting Lisboa fez proposta de empréstimo, o Joel tinha dado o aval, mas quero ouvir a opinião do próximo técnico.
O diretor está revoltado com o Libertad e a federação paraguaia, que ainda não enviaram a documentação do volante Cáceres. O contrato do jogador com o clube paraguaio terminou no dia 30 de junho.
— É um absurdo. O empresário está lá no Paraguai pressionando, mas eles se negam a mandar os documentos. Já fizemos outro pedido formal, todos os prazos já passaram e nada. Já acionamos o Jurídico — disse


©