segunda-feira, 11 de março de 2013

Colega deve estar 'passando apuros', diz d. Raymundo

 

 



Em rara entrevista de um cardeal brasileiro nos últimos dias, d. Raymundo Damasceno Assis disse ontem que os "papáveis" mais lembrados pela imprensa --incluindo o compatriota d. Odilo Scherer-- têm algum grau de apoio de outros cardeais e previu que o conclave terminará até o fim da semana, devido ao bom andamento das reuniões preparatórias.
Descontraído e bem-humorado, d. Raymundo, 76, foi o único dos cinco cardeais do Brasil a dar entrevista mais extensa desde o início das reuniões preparatórias. Ele disse que está tranquilo por não figurar entre os "papáveis": "Imagino que d. Odilo deva estar passando apuros".
"É muito difícil dizer se alguém tem realmente a convergência da maioria dos votantes, mas, se apareceu na imprensa, temos de admitir a possibilidade de um desses cardeais serem eleitos", acrescentou.
O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) ressaltou, no entanto, que a escolha ainda está aberta: "Pode haver surpresa. Se o futuro papa já estivesse definido com antecedência, não precisaria de conclave".
Ele revelou que ocupará o quarto 418 da Casa Santa Marta, onde os 115 cardeais se instalam na terça-feira de manhã, horas antes do início oficial do conclave. Previu que o papa deve sair rapidamente porque as reuniões preparatórias, que terminam hoje, "deram, de certa forma, o perfil do novo papa".
Mas o cardeal, mineiro de Capela Nova, levará roupa para sete dias.