segunda-feira, 1 de abril de 2013

II TLC dos Pais

De 31 de Maio a 02 de Junho de 2013.

Local.: Casa do Papagaio, Em Feira de Santana.

Tema.: Fé Alicerce da familia.

Você é nosso  Convidado Especial.

Tripartitte. O que é isso?



Procurando as pessoas responsáveis por remédios  no município, fui informado que o remédio chega aos Postos de Saude  de uma forma Tripartite o que quer dizer que quatro  instância, faz parte deste processo. O Estado, o municío e o governo Federal.

Uma pergunta surge nesta hora:E a saude Como fica? Aquela gripe,ou aquela preessão alta,ou mesmo um Diabetes. Como fica?Se um desse Trio não fizer a parte  que lhe convem.

Bom cabrito Berra e Berra alto.

Aprenda a cultivar ervas e temperos nas paredes de casa

 


Não é necessário muito espaço para ter ervas e temperos fresquinhos o ano todo no quintal ou na sacada de casa. A solução são as hortas verticais, que, embora sejam fáceis de montar, requerem alguns cuidados.
     
     
O primeiro ponto a pensar é que as plantas vão precisar de, no mínimo, quatro horas diárias de sol. "Em varandas, o ideal é que o apartamento esteja voltado para a face norte, porque há luminosidade o dia inteiro", afirma Marcelo Noronha, engenheiro agrônomo e dono da empresa Minha Horta.
Na proposta vertical, esqueça as hortaliças, como a alface: elas precisam de mais espaçamento entre as mudas. Então, aposte em ervas e temperos rasteiros como hortelã, salsinha, orégano, manjerona, melissa, orégano e cebolinha.
As espécies de maior porte, como alecrim e capim-cidreira, devem ser descartadas porque precisam de vasos mais profundos, que não combinam com hortas verticais.

 

 


O músico Rodrigo Sater e sua horta vertical a salvo dos cães e gatos
A adubação deve ser feita a cada 30 dias, de preferência, com adubos orgânicos como esterco e húmus de minhoca. Se tiver um minhocário em casa, melhor ainda. A quantidade de uma colher de sopa para cada vaso é a medida ideal.
Como são espécies muito sensíveis, elas podem sofrer ataques de pulgão, cochonilhas, besouros, fungos, ácaros e ferrugem. Como o dono vai ingerir as plantas, tóxicos estão proibidos nos cuidados.
"Só utilize defensivos naturais para eliminar as pragas, como óleo de nim [à venda em casas de jardinagem]", recomenda Noronha.
A herborista Sabrina Jeha, do Sabor de Fazenda - Ervas e Temperos, diz que a horta deve ser regada sempre pela manhã. Antes, porém, é preciso checar se o substrato está úmido. "Tanto o excesso como a falta de água podem acarretar a perda da muda." Se no final do dia a terra da horta ainda estiver seca, a recomendação é fazer uma rega complementar. 


Fumar logo após acordar aumenta o risco de câncer


Segundo novo estudo americano, a hora em que uma pessoa consome o primeiro cigarro do dia pode determinar seus níveis de uma substância associada aos cânceres de boca e de pulmão

Mulher fumando cigarro
Cigarro: fumar logo depois de acordar é fator de risco para câncer de boca e de pulmão, diz estudo (Quim Roser/iStockphoto/Getty Images)
Quanto mais cedo uma pessoa consome o seu primeiro cigarro do dia, maior o risco de ela desenvolver câncer de pulmão ou de boca, concluiu um estudo feito na Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, indivíduos que fumam imediatamente após acordar têm níveis mais elevados de uma substância produzida pelo organismo com a exposição a um composto cancerígeno do cigarro. No entanto, esses níveis podem ser menores caso o fumante consuma o seu cigarro meia hora depois do habitual. O estudo foi publicado na última edição do periódico Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Time to First Cigarette and 4-(Methylnitrosamino)-1-(3-Pyridyl)-1-Butanol (NNAL) Levels in Adult Smokers; National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), 2007–2010

Onde foi divulgada:  periódico Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention

Quem fez: Steven A. Branstetter e Joshua E. Muscat

Instituição: Universidade do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos

Dados de amostragem: 1.945 fumantes

Resultado: Quem fuma imediatamente após acordar tem maiores níveis no sangue de uma substância associada ao risco de câncer de pulmão e de boca. Pessoas que consomem o seu primeiro cigarro do dia mais tarde apresentam níveis mais baixos.
Os autores dessa pesquisa analisaram os dados de 1.945 fumantes e mediram os níveis de uma substância chamada NNAL no sangue de cada um. O NNAL é produzido pelo organismo de uma pessoa quando ele entra em contato e processa um determinado composto cancerígeno do cigarro, o NNK. De acordo com os pesquisadores, estudos anteriores já demonstraram, em modelos animais, que o NNK induz tumores no pulmão e orais. Assim, os níveis de NNAL no sangue podem prever o risco desses tipos de câncer.
A pesquisa dividiu os participantes entre aqueles que fumavam o seu primeiro cigarro até cinco minutos depois de acordar (32%); entre seis e 30 minutos depois de acordar (31%); de 30 minutos a uma hora (18%); e uma hora ou mais após acordar.
“Nós descobrimos que os níveis de NNAL foram maiores entre as pessoas que fumavam até cinco minutos depois de acordar, independentemente da frequência com que consumiam cigarro no resto do dia”, disse Steven Branstetter, coordenador do estudo. “Acreditamos que esses fumantes inalem a fumaça do cigarro de maneira mais profunda e completa logo após acordarem, o que poderia explicar o nível mais elevado de NNAL. Com isso, eles apresentam uma chance maior de câncer de pulmão ou de boca. Consequentemente, a hora em que uma pessoa consome o seu cigarro pode ser um importante fator de identificação de fumantes que correm um maior risco de apresentar esses cânceres.”