quarta-feira, 1 de maio de 2013

Idosos e cadeirante são presos por aplicar golpes em Salvador


 

 


Quatro suspeitos de estelionato foram presos por investigadores da 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris). O gaúcho Luís Eduardo Schreinert, de 48 anos, o cearense Francisco Bibiano Correia Sampaio, 64, o paulista Antônio Gato, 73, e o baiano Jailton Jesus Andrade, 50, foram flagrados pela polícia na segunda-feira (30). 

Eles são comparsas de Valdete Costa de Oliveira, presa, na semana passada juntamente com outros quatro integrantes da quadrilha em um apartamento no Imbuí, por policiais da 6ª DT/Brotas. 

Segundo a Polícia Civil, a principal característica da quadrilha é recrutar idosos de outros estados para atuarem em Salvador, como laranjas na compra e venda fraudulentas de terrenos, imóveis e veículos. 

Mais detalhes sobre o grupo serão divulgados pela delegada Fernanda Porfírio, titular da 1ª DT/Barris, na tarde desta terça-feira. 

Valdete foi presa na noite do dia 22. Ela riu na delegacia e disse não ter certeza da própria idadeA polícia estima que o grupo preso na semana passada deu um prejuízo de cerca de R$ 200 mil em instituições diversas.  Documentos falsos eram usados para pegar empréstimos, fazer financiamentos de veículos e compras

Valdete é apontada pela polícia como líder da quadrilha e foi localizada no estacionamento do supermercado Extra, na avenida Vasco da Gama.  Correio

Avião da Gol com 174 passageiros tem pneu estourado ao pousar em Salvador


 

 

 
 
O comandante do voo G31866, que partiu do Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, às 17h52 desta terça-feira (30/4), com destino a Salvador, suspeitou que havia problemas em um dos pneus do trem de pouso principal (traseiro), logo após a decolagem.
A confirmação do dano no pneu esquerdo veio da administração aeroportuária após a decolagem, com a aeronave em voo. Pela avaliação do comandante, todos os parâmetros estavam normais, o que possibilitaria o prosseguimento do voo em condições seguras. Segundo a Gol, o pouso com um dos pneus danificados é um procedimento previsto pelo fabricante.
A torre de controle em Salvador foi avisada, tendo sido montado um esquema de segurança, com ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros. "Depois de pousar em seu destino final e deixar a pista de pouso em direção ao desembarque, um dos pneus murchou, impedindo o seu deslocamento", informou a companhia aérea em nota enviada para a Tribuna da Bahia e para o iG Bahia, que informaram em tempo real o que estava acontecendo com a aeronave, a partir de informações passadas por passageiros a bordo.
O presidente do PSDB baiano, João Almeida, e o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, do PT, estavam entre os 174 passageiros.
A jornalista Marina Marquez também estava a bordo e descreveu os instantes que antecederam a partida. Segundo ela, na decolagem o avião passou sobre uma lâmpada na pista. "Fez um barulhão, o caco da lâmpada furou o pneu. Foi horrível o barulho do avião acelerando com pneu furado para levantar voo. Todo mundo começou a se olhar e a se perguntar: E para descer?".
Marina Marquez lembrou o medo durante o pouso, em Salvador: "Quando o avião desceu, encostou no chão, o barulho era assustador. O avião não freava e ficava chacoalhando muito. Não conseguia ter aderência na pista, possivelmente por causa do pneu furado. O avião estava correndo muito, você olhava e o avião não parava. No finalzinho da pista, começou a diminuir a velocidade. No que virou para sair da pista, fez um estouro. Foi uma explosão e parou na hora".
Procurada pela jornalista, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) revelou que os passageiros correram "risco enorme", de explosão na aterrissagem. A Agência informou a Marina Marquez que abriu uma investigação para apurar de quem são as responsabilidades pelo risco em que foram colocados passageiros e tripulantes.
Veja o relato em tempo real feito pela Tribuna da Bahia/iG Bahia
19h31 - Um pneu de uma aeronave 737-800, da Gol, acaba de estourar durante o pouso no aeroporto de Salvador.
19h38 - O voo 1866 vinha de Brasília e neste momento está na pista, à espera de ser rebocado para a área de desembarque. O voo está lotado.
19h42 - A Tribuna da Bahia/iG Bahia está tentando contato com a Gol, mas a informação dada pelo 0800 é de que a área de comunicação da empresa só atenderá depois do feriado [alguns minutos depois a Gol entrou em contato com a Tribuna da Bahia/iG Bahia e desmentiu a informação do 0800].
19h43 - Na aeronave, os passageiros estão inquietos e os comissários pedem que os celulares sejam desligados. João Almeida, presidente do PSDB baiano, e o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, do PT, estão a bordo.
19h52 - Os 174 passageiros estão deixando a aeronave e sendo levados para um ônibus, que os conduzirá ao terminal de desembarque.
19h59 - Os passageiros estão no ônibus, agora.
20h - Há pelo menos 10 ambulâncias e carros de bombeiros na pista.
20h01 - Os primeiros passageiros acabam de chegar ao terminal de desembarque.
20h02 - Um técnico em aviação, que trabalhou muitos anos como mecânico, e que estava a bordo, acaba de informar que percebeu um pneu estourando durante a decolagem. Um segundo pneu estourou no pouso, disse ele. A informação do problema na decolagem parece ser confirmada pelo fato de que ambulâncias já estavam na pista à espera da aeronave.
20h06 - O segundo grupo de passageiros chega ao terminal de desembarque.
20h19 - Um passageiro que estava a bordo e pediu para não ser identificado contou que os passageiros ouviram um barulho forte na decolagem, que se repetiu no momento em que o avião tocou o solo, em Salvador. Segundo a fonte, a aeronave desceu inclinada para um dos lados.
20h29 - A Gol acaba de entrar em contato com a Tribuna da Bahia/iG Bahia. A empresa confirmou que havia 174 passageiros a bordo e que o comandante da aeronave percebeu um problema com o trem de pouso antes da chegada ao aeroporto de Salvador. No pouso, segundo a empresa, que está enviando nota oficial para a Tribuna da Bahia/iG Bahia, um dos pneus se esvaziou.

Dia para comemorar

 

 

Finalmente, o trabalhador brasileiro tem muito a comemorar neste dia dedicado ao trabalho. A conta de energia elétrica teve redução de custos. Paralelamente, na falta de outros, poderemos porque todos somos trabalhadores, comemorar a majoração dos valores da gasolina, remédios, roupas, calçados, produtos hortifrutigranjeiros, cereais, aluguéis, bebidas, material escolar e tudo mais que faz o dia a dia do brasileiro, enquanto do alto de sua posição no Planalto Central, o Ministro Mantega assinala que "tudo está sob absoluto controle!"

A inflação continua subindo, tanto assim que o Banco Central, como sabido, após baixas contínuas, determinou aumento da Taxa Selic, o que tornou o dinheiro mais caro para ser tomado nos bancos e que, também como sabido, causa preocupação ao possível desaquecimento da economia.

Mas não tem nada, estamos vivendo mais um dia dedicado ao trabalho e, com isso, data para se comemorar alguma coisa, como por exemplo, a promessa do governo em pagar o piso nacional ao Magistério, elaborado e promulgado pelo próprio governador, como não poderia ser diferente. No entanto, após a eleição, o assunto vem sendo empurrado com a barriga enquanto os mestres esperam o cumprimento da lei.

Vamos comemorar este dia que é nosso, muito embora, os trabalhadores da ativa continuem recebendo muito aquém do necessário para a aquisição de uma simples cesta básica, e quanto aos aposentados, nem é bom falar pois a cada novo ano fica a tristeza em saber que os benefícios perderão valor de compra, considerando os índices de reajuste muito abaixo daquele que é dado ao salário mínimo. O Planalto, por outro lado, se posiciona contrário à lei da desaposentadoria, sob alegação de pesado encargo para a Previdência.

Devemos, mesmo assim, manter a fé que um dia poderemos ter grupos de políticos mais voltados a bem representar aqueles que os elegeram e que o bem do povo deve ser visto como fato principal, para que possamos ter um país trabalhando harmonicamente e onde todos tenham a devida e justa recompensa pelo trabalho que prestam.
É primeiro de maio; é o nosso dia.




Jornal Agora

UMA HOMENAGEM Á MULHER QUE ME TROUXE AO MUNDO..




Acusado de matar ex-namorado ri e solta beijos para a imprensa durante apresentação

 

 

ei da Silva Andrade, 29, é descrito como introspectivo, mas aproveitou a oportunidade para "se soltar"
30/04/2013 10:08
 
 
Reprodução /Correio

Foto: Reprodução /Correio



Preso pela morte do técnico agrícola Maurício José Sanches de Oliveira, 49 anos, o garçom Nei da Silva Andrade, 29, ex-namorado da vítima, confessou que, na noite do dia 14 de abril, agrediu Maurício com socos e pontapés após uma discussão que os dois tiveram no apartamento do técnico, na Rua Frederico Edelweiss, no Rio Vermelho. Maurício foi encontrado morto na terça-feira
 
Nei foi preso sexta-feira passada e apresentado ontem no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
De acordo com o delegado adjunto daDelegacia de Homicídios, Reinaldo Mangabeira, Nei é capoeirista e admitiu à polícia ter agredido o ex por não aceitar o fim do relacionamento. Segundo a polícia, ele teria pedido para voltar e Maurício disse que estava com outra pessoa, o que motivou a agressão. “Após a prisão, ele confirmou que esteve de fato no apartamento naquele domingo à noite, onde, por questão de ciúmes, entrou em luta corporal com a vítima. Nei pegou um banco de madeira e atingiu o homem na cabeça. Logo depois, deu vários socos e pontapés em Maurício”, relatou.
 
Apesar de confessar o espancamento, o confeiteiro afirma que deixou o técnico vivo. De acordo com  Mangabeira, porém, uma perícia extraoficial contratada pela família constata que a vítima morreu no momento da briga. “Ele diz que deixou a vítima consciente, mas isso foge da realidade porque a vítima
 
foi barbaramente espancada. Pelas oitivas (relatos) das testemunhas e vigilantes da rua, a gente sabe que a única pessoa que teve acesso ao apartamento foi ele. Não outro suspeito”, contrapôs o delegado.
 
Nei e Maurício mantiveram um relacionamento de dois anos. Apesar de separados três meses, Nei afirmou que eles ainda se encontravam esporadicamente
 
Fuga
 
Após o crime, Nei dormiu com o irmão, com quem morava em Itapuã. Segundo o delegado, em depoimento, o irmão admitiu ter estranhado a forma como Nei chegou em casa, querendo dormir no mesmo quarto que ele. 
 
Na segunda-feira, 15, conforme consta no depoimento, foi ao Sheraton da Bahia Hotel (antigo Hotel da Bahia, no Campo Grande), onde trabalhava, para dizer que não estava em condições de assumir suas atividades devido a uma dor no braço, que, segundo o delegado, seria consequência da briga com Maurício
 
Ao justificar que procuraria um médico, não voltou mais. Em nota, o Sheraton da Bahia Hotel informou que não daria nenhuma informação sobre o assunto
 
O delegado Reinaldo Mangabeira disse ter ouvido de familiares de Nei que, quando soube que estava sendo procurado pela polícia, ele decidiu viajar para a casa da mãe, na zona rural de Jequié, com o pretexto de que iria visitá-la. No entanto, a polícia o localizou na sexta-feira
 
Caça
 
Para chegar ao suspeito, a polícia contou com o depoimento de pessoas que testemunharam sua entrada e saída do edifício onde Maurício morava, além de parentes e amigos, que informaram sobre as ameaças de morte que a vítima vinha recebendo. 
 
“Maurício alertou alguns parentes, identificou o Nei e passou o endereço da residência dele, em Itapuã, para que se acontecesse algo soubessem quem era o responsável”. Segundo as testemunhas, as ameaças eram feitas por celular e mensagem de texto.
 
O delegado explicou que certificou-se da responsabilidade do suspeito durante a investigação para expedir o mandado de prisão, obtida junto àVara do Tribunal de Júri. “A procura dele foi noticiada e, a partir disso, a informação de que ele estava no interior, na casa de familiares, chegou ao DHPP”.
 
A prisão do rapaz, em Jequié, foi efetuada pelo Grupo de Apreensão e Captura (Grac) do DHPP, com apoio da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), de Ipiaú.
 
Nei está em prisão temporária no Complexo da Baixa do Fiscal. Apenas após a conclusão do inquérito, em até 30 dias, será solicitada a prisão preventiva. Ele vai responder por homicídio qualificado e, se condenado, pode pegar de 12 a 20 anos de prisão.
 
Descrito como introspectivo, Nei sorriu durante apresentação
 
Durante apresentação à imprensa no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Pituba, na manhã de ontem, Nei da Silva Andrade  se mostrou um rapaz impaciente e irônico. Posava para fotos com biquinhos como se fosse soltar beijos e risadas em tom de deboche. Ao ser questionado sobre sua participação no assassinato, ele se limitou a dizer que não tinha nada a declarar: “Só falarei em juízo”. 
 
No único momento em que mudou as palavras, ele confrontou um repórter ao dizer: “Pega meu depoimento que você vai saber”. Segundo o delegado Reinaldo Mangabeira, o criminoso era  usuário de maconha e cocaína. De acordo com os depoimentos colhidos, Nei é tido entre amigos e familiares  como uma pessoa reservada e introspectiva. Em depoimento, seu irmão, que não teve o nome divulgado, disse que na noite do crime, o confeiteiro chegou em casa com um jeito estranho, pedindo para dormir junto ao irmão, e chegou a colocar o sofá contra a porta. As informações são do Correio.