sábado, 23 de agosto de 2014

Confira dez dicas para ter uma boa noite de sono

 

 

Confira dez dicas para ter uma boa noite de sono
Da Redação
 
A cada dia que passa as pessoas estão mais estressadas, atarefadas e sem tempo para se alimentar bem e principalmente dormir bem. Uma boa noite de sono traz diversos benefícios e faz parte do ciclo de uma vida saudável. Um sono adequado permite que o sistema fique mais bem regulado, além de ser fundamental para uma boa qualidade de vida.
Pensando nisso, o iBahia separou dez dicas para dormir bem. Veja:
1- Respeite sempre o horário do seu sono
Em média é preciso dormir cerca de 8 a 9 horas de sono repousante para estar bem alerta no dia seguinte e, por isso, quem precisa acordar cedo também deve ir para a cama cedo, respeitando estes horários até mesmo nos fins de semana e feriados.

2- Desligue os aparelhos eletrônicos antes de dormir
Cerca de 1 hora antes do horário ideal de ir para a cama desligue a tv, o computador e fique longe destes aparelhos, assim como do celular e dos jogos de vídeo game, pois eles excitam o cérebro e deixam o indivíduo mais agitado, prejudicando o sono. Os únicos aparelhos que podem estar ligados no quarto durante o sono são o rádio, para tocar um CD de sons da natureza, ar condicionado ou o ventilador, pois eles produzem sons que facilitam o sono.

3 - Deixa o ambiente com uma luz baixa
Apague as luzes da casa e deixe somente um abajur ligado. De preferência, que ele tenha uma luz laranja, pois ela favorece o sono; Tenha um quarto confortável para dormir, o ideal é ter cortinas que deixem o quarto bem escuro durante a noite e a temperatura do quarto também é importante. O quarto não deve estar nem quente, nem frio.

4- Deixe para deitar apenas quando estiver com sono
Deite-se na cama somente quando tiver sono, antes disso, pode-se ficar recostado na cama, lendo um livro sob a luz laranja do abajur. De preferência, leia algo que traga paz e tranquilidade.

5- Evite comer muito antes de dormir
Evite o consumo de alimentos estimulantes, como coca-cola, café, chá preto e guaraná a partir da 5 horas da tarde e consuma mais alimentos que favorecem o sono, como leite morno ou vinho tinto;Uma cesta de aproximadamente 10 minutos logo a seguir ao almoço já deve ser o suficiente para relaxar sem prejudicar o sono noturno.

6- Evite bebidas alcoólicas  Elas podem ter fama de ajudar a dormir, entretanto o sono influenciado ou provocado pela bebida alcoólica é um sono muito leve e agitado, fazendo com que você acorde ao menor ruído.

7- Evite tirar cochilos durante o diaNão tire sonecas prolongadas durante o dia, pois elas podem "roubar" o sono da noite. As sonecas prolongadas durante o dia são somente para bebês e crianças de até 4 anos de idade.

8- Pratique exercíciosPelo menos 30 minutos diários de exercícios, mas que não sejam depois das 7 horas da noite, pois também podem prejudicar o sono.

9- Evite ambientes muito barulhentoComprar um protetor de ouvidos que se usa nas piscinas pode ajudar a encontrar o silêncio necessário para dormir.

10- E ao acordar...Quando o despertador tocar pela manhã, espreguice-se, mas levante-se logo e, se possível, abra as cortinas e as janelas, deixando o quarto bem claro para que o cérebro e o corpo entendam que já é hora de levantar para um novo dia.
Reportagem iBahia