segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Itatim: Detentos serram grades e pegam armas de delegacia; houve fuga


 

 

 



Cerca de cinco presos da delegacia de Itatim conseguiram fugir durante motim iniciado no final da manhã desta sexta-feira (28). Alguns detentos serraram as grades das celas, enquanto outros, que não conseguiram escapar, invadiram o setor administrativo da delegacia e pegaram armas de fogo que estavam guardadas, entre elas uma submetralhadora, uma espingarda calibre 12.
A rebelião teve início por volta das 14h e só foi contida pela polícia no final da tarde, por volta das 17h30. No momento da fuga, apenas um carcereiro estava na delegacia, segundo informou o subtenente Benjamin, da Polícia Militar.
Durante o motim, a Polícia Militar foi acionada e cercou a delegacia, enquanto alguns presos estavam com a posse das armas dentro da carceragem.
Dois detentos foram capturados pela polícia, após o motim em Itatim. (Foto: Leandro Alves/ Portal Bahia News.Com)Dois detentos foram capturados após o motim.
(Foto: Leandro Alves/ Portal Bahia News.Com)
Conforme o o subtenente Benjamin, dois dos detentos que conseguiram fugir foram recapturados minutos depois. A polícia segue fazendo buscas na região para tentar localizar os demais fugitivos.
De acordo com o subtenente Benjamin, o motim foi iniciado por detentos que haviam sido transferidos da delegacia de Amargosa. "Houve uma rebelião lá no mês passado e oito deles foram trazidos para Itatim. Mas aqui eles não têm as mesmas regalias que tinham lá, como visita de familiares toda semana, entre outras coisas. Por isso, se rebelaram", afirmou.
A situação foi controlada após longa negociação da Polícia Militar. Após devolverem as armas, todos detentos foram transferidos para as cidades de Santo Antônio de Jesus e Itaberaba. "A delegacia ficou toda quebrada após a rebelião e nao tinha mais condições de abrigar os presos. Por isso, resolvemos transferí-los", afirmou o sargento Lavoisier, da PM.
Durante a rebelião, os presos exigiram a presença de um juiz, de advogados e de familiares. Conforme informou o subtenente Benjamin, eles não gostaram de ser levados para Itatim e queriam retornar para a delegacia de Amargosa. Conforme a PM, nenhuma pessoa foi feita refém durante a rebelião. Ainda de acordo com a Polícia Militar militar, a carceragem tem capacidade para 24 presos e, no momento da fuga, contava apenas com 21 detentos. As informações são do G1