sábado, 14 de fevereiro de 2015

Lula sugere a Dilma convocar governadores para esforço pró-ajuste


 
 
Uma mão lava a outra O ex-presidente Lula aconselhou Dilma Rousseff a convocar prefeitos e governadores aliados para ajudar a recompor a base governista no Congresso. Lula recomendou que a presidente aproveite a influência dos mandatários sobre as bancadas na Câmara e no Senado para lançar um apelo pela aprovação das medidas de ajuste econômico. O argumento é o de que os governos estaduais e municipais sofrerão se as contas federais não fecharem e a União tiver de cortar investimentos.
Colateral Segundo relato feito por Dilma a ministros, Lula alertou que os governadores e prefeitos provavelmente pedirão ajuda financeira do governo federal, mas que a contribuição que podem dar no Congresso é mais importante.
Socorro O ex-presidente disse que pretende conversar com dirigentes sindicais e que vai tentar reaproximar o governo de grupos tradicionalmente alinhados ao PT, como os movimentos de luta por habitação popular.
Poupança Dilma, por seu turno, pediu ao antecessor que modere as críticas que tem feito ao seu governo nos bastidores. A avaliação do conselho político do Planalto é que isso ajuda a desgastar a imagem da presidente.
Sozinho José Dirceu terá de procurar advogado caso seja formalmente investigado na Operação Lava Jato. José Luis de Oliveira Lima, seu defensor no mensalão, já representa a Galvão Engenharia.
A garantia… O doleiro Alberto Youssef disse à força-tarefa que levava Paulo Roberto Costa, então diretor de Abastecimento da Petrobras, a algumas reuniões para impressionar empresários que pagavam propina ao grupo.
… sou eu “Isso ocorria de forma eventual, inclusive para que o empreiteiro se sentisse mais seguro para o pagamento das comissões, observando que um diretor da Petrobras estaria envolvido na negociação”, contou Youssef.
Sepse Paulo Roberto disse acreditar “que o esquema de cartelização e de sobrepreço junto aos contratos para fins políticos ainda existe” no governo. O ex-diretor afirmou ter tomado conhecimento pela imprensa de superfaturamentos de 8% no Dnit.
Maracujina Na reunião do comitê da crise hídrica, Geraldo Alckmin disse aos prefeitos que, se as obras em curso não atrasarem, o rodízio de água não será necessário até a próxima temporada de chuva, ainda que o volume de precipitações seja 20% menor que o pior cenário.
Bandeira branca A presença do governador no encontro desta sexta não estava prevista, mas ele decidiu aparecer para não deixar prosperar o clima beligerante entre governo e prefeituras.