sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PRE quer cassar governador do PI por caixa 2 e troca votos por dentadura


 
 
Carlos Madeiro
Do UOL, em Maceió
  • Divulgação
    Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), durante a campanha Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), durante a campanha
A PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) pediu na Justiça a cassação do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), por supostos crimes eleitorais cometidos durante a campanha de 2014. Entre as acusações estão a prática de caixa 2, abuso de poder econômico, uso indevido de servidores e verbas do Senado e até entrega de dentaduras a eleitores em troca de votos. A ação tramita no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí.
Segundo a procuradoria, a cassação foi pedida com base em operações policiais deflagradas às vésperas da eleição de outubro, quando foram apreendidas "vastas somas de dinheiro em espécie, cheques, materiais de campanha dos réus, listas com nomes de eleitores e seus respectivos títulos eleitorais, zonas e seções de votação etc."
A ação pede, além da cassação do diploma, a aplicação de multa e declaração de inelegibilidade de Dias e de sua vice, Margarete Coelho (PP).