segunda-feira, 9 de maio de 2016

Não estamos brincando de fazer democracia, diz Waldir Maranhão


Ricardo Marchesan
Do UOL, em Brasília
O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), fez breve pronunciamento na Câmara dos Deputados no início da noite desta segunda-feira (9). Ele rebateu as declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e disse que não está "brincando de fazer democracia". 
"Tenho consciência o quanto este momento é delicado, momento que nós temos o dever de salvarmos a democracia pelo debate. Nós não estamos nem estaremos em momento algum brincando de fazer democracia", declarou.
O deputado disse que sua decisão seguiu o regimento. Ele fez um rápido pronunciamento, de menos de três minutos, em que reafirmou a decisão de aceitar o recurso da Advocacia-Geral da União, anulando as sessões da Câmara dos dias 15, 16 e 17 de abril, incluindo a votação da admissibilidade do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele não abriu o pronunciamento para perguntas dos jornalistas.
Na manhã de hoje, Maranhão havia anunciado a anulação da votação que ocorreu na Casa, alegando, entre outras coisas, que os líderes dos partidos não poderiam orientar cada deputado como votar. O processo de impeachment foi aprovado em votação no plenário da Câmara no dia 17 de abril. Caso a determinação de Maranhão prevalecesse, o pedido seria novamente apreciado pelos deputados.
Renan considerou a decisão de Maranhão uma "brincadeira". "Aceitar essa brincadeira com a democracia seria ficar pessoalmente comprometido com atraso do processo. E ao fim e ao cabo, não cabe ao presidente do Senado dizer se o processo é justo ou injusto, mas ao plenário do Senado, ao conjunto dos senadores. Foi esta a decisão do Supremo Tribunal Federal", acrescentou, que classificou ainda a decisão como "absolutamente intempestiva