segunda-feira, 2 de maio de 2016

No Senado, advogado lembra que discurso do golpe já foi usado por Collor

  • 02/05/2016 13h19
  • Brasília
Carolina Gonçalves e Karine Melo - Repórteres da Agência Brasil
Advogado e presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado, Fábio Medina Osório, último dos depoentes de hoje (2) na comissão especial do Senado que analisa o pedido de impeachment da presidenta da República, desqualificou o principal argumento usado em defesa de Dilma Rousseff.
“O discurso de golpe bradado lá atrás no processo de impeachment de Fernando Collor hoje é trazido à baila. É um crime de responsabilidade cometido para acobertar outro crime de responsabilidade. Consiste crime de responsabilidade da presidente da República ir ao cenário interno para dizer que há uma conspiração”, afirmou.
Brasília- O procurador do Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira, o relator da Comissão Especial do Impeachment, Antônio Anastasia, e o presidente, Raimundo Lira. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Antes de Fábio Osório, falou o procurador do TCU, que identificou o atraso no repasse de recurso a bancos públicosMarcelo Camargo/Agência Brasil
Osório dividiu o tempo diante dos 21 integrantes da comissão para tratar de três pontos: natureza político-administrativa do crime de responsabilidade, tipificação e requisitos para instauração do processo deimpeachment.
De acordo com o advogado, o Senado é soberano para decidir sobre o futuro de Dilma. Ele afirmou que, nesta fase, em que é discutida a admissibilidade do processo, os parlamentares podem levar em conta o chamado "conjunto da obra".
Fábio Osório também criticou a conduta da presidenta. “Não basta ser honesto. É preciso ser minimante competente”, disse sobre governar um país como o Brasil.
Antes de Osório, falaram a favor do afastamento de Dilma o procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira, que identificou o atraso no repasse de recursos a bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais, as chamadas pedaladas fiscais, e o professor do Departamento de Direito Econômico-Financeiro e Tributário da Universidade de São Paulo (USP), Maurício Conti.
Amanhã (3), a defesa volta a se manifestar com o professor de direito processual penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Geraldo Prado, o diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lodi Ribeiro, além de Marcelo Lavenère, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
No dia 4, o relator do processo na comissão, Antônio Anastasia (PSDB-MG), apresenta seu parecer que, no dia 6, será votado pelo colegiado. Para aprová-lo, bastam os votos de maioria simples entre os 21 integrantes da comissão.
Feito isso, haverá mais um intervalo, de 48 horas úteis, para que, no dia 11 de maio, a votação final sobre a admissibilidade ocorra em plenário. Se aprovado, Dilma será notificada e afastada imediatamente por 180 dias do cargo. Caso rejeitado, o processo é arquivado