sábado, 2 de julho de 2016

Câncer de Colo do Útero: silencioso, assintomático e o terceiro que mais mata no Brasil


Aumentar letra
Mudar o tamanho da letra:  Diminuir letra


No dia 21 de junho de 1998 o Ministério da Saúde instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Colo do Útero, a ação veio para alertar a população feminina da importância dos exames periódicos, da prevenção e para conscientizar as mulheres sobre a doença que quando apresenta sintomas já está em estágio avançando.
Este tipo de tumor, também chamado de câncer cervical, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), revelam que a doença fica atrás apenas dos cânceres de mama e colorretal. Só para este ano, o instituto estima 16.340 mil novos casos no Brasil. Mas a boa notícia é que esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura, quando diagnosticado precocemente.
“Na maioria das vezes, o câncer de colo do útero está relacionado a infecção pelo vírus HPV, transmitido sexualmente. No entanto, vários fatores de risco estão associados, como tabagismo e outras infecções concomitantes, aumentam o risco do aparecimento e progressão das lesões pré-tumorais. O diagnóstico precoce e tratamento das lesões pré tumorais tem extrema importância na prevenção do câncer de colo de útero. Por isso o acompanhamento regular com o ginecologista é importantíssimo, alerta a Dra. Ana Carolina Nobre, oncologista da Clínica Oncologistas Associados da Rede D’Or, RJ.
Atente-se para os sintomas
“Alguns sintomas que podem aparecer nos quadros mais avançados do câncer de colo de útero são: Sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, Secreção vaginal anormal e Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais”, aponta a oncologista.
Fatores de risco
A oncologista Dra. Ana Carolina Nobre, alerta também para alguns fatores de riscos da doença:

Início precoce da atividade sexual
Múltiplos parceiros sexuais
Baixa da imunidade
Cigarro
Más condições de higien