sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Cor da urina pode indicar doenças. Avalie qual é a sua



 


Sabia que a cor da urina pode dizer muito sobre a nossa saúde? Ela pode revelar se a pessoa está desidratada, tem alguma infecção ou até mesmo uma doença mais grave, segundo explica a nefrologista Fabiana Contieri, do HNSG (Hospital Nossa Senhora das Graças).
De acordo com a médica, as cores amarelo escuro, âmbar ou mel podem ser sinal de desidratação, já que a quantidade de água ingerida durante o dia tem relação direta com a concentração de xixi.
 
Já as cores laranja, acastanhada, verde e até mesmo vermelha podem representar problemas mais sérios.
 
'A urina mais avermelhada pode indicar doença no trato urinário como cálculos ou tumores, localizados nos rins, ureteres, bexiga e uretra'.
 
Apesar da cor indicar que algo não vai bem, calma! Alguns alimentos, como cenoura, beterraba e amora, e remédios, que contém vitamina B, suplementos vitamínicos, e drágeas com corantes, cuja eliminação é urinária também podem modificar a cor.
 
Para quer prefere prevenir do que remediar. a dica da médica é simples: beba em média dois litros de água por dia. Além de hidratar o corpo, ela evita complicações, como a infecção urinária, e formação de cálculos urinários.
 
'Quando bebemos pouca água, nossa urina concentra e os riscos aparecem. Porém, deve-se cuidar para não beber água abusivamente, pois mesmo o excesso faz mal. Além disso, é importante ir ao banheiro quantas vezes for necessário, pois permanecer horas com a bexiga cheia é desaconselhável e aumenta o risco de infecção urinária'.
 
Veja a seguir o que cada cor pode significar:
 
Transparente: quando bebe muito água, talvez até em exagero
 
Amarelo palha muito claro: normal
 
Amarelo transparente: normal
 
Amarelo escuro: normal, porém, precisa beber mais água
 
Âmbar ou mel: indica desidratação; beba mais água
 
Laranja: pode ser falta de água ou pigmento de comida. Se a cor persistir, pode ser sinal de problema no fígado ou vesícula
Rosada ou avermelhada: pode ser da comida. Se persistir, pode ser problema do fígado, vesícula, rim, próstata, infecção ou tumor
 
Acastanhada: indica desidratação severa ou problema de fígado
 
Azulado ou esverdeado: pode ser da comida, medicação, ou infecção bacteriana
 
Na dúvida, não deixe de procurar um médico!