sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Presidente da Câmara de Vereadores assume prefeitura de São Gonçalo dos Campos

O vice-prefeito entregou a carta de renúncia do cargo à Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (13).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Presidente da Câmara de Vereadores assume prefeitura de São Gonçalo dos Campos
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
   00:00             00:00     
 

Presidente da Câmara de Vereadores assume prefeitura de São Gonçalo dos Campos

Andrea Trindade
O presidente da Câmara de Vereadores de São Gonçalo dos Campos, Carlos Cerqueira da Purificação (PRP), conhecido como Ninho, é o novo prefeito da cidade até a posse do prefeito eleito, Carlos Germano (PSD), no dia 1ª de janeiro de 2017.
O vice-prefeito da cidade de São Gonçalo dos Campos, Flávio Barreto Falcão, o Fau Bulê, que deveria assumir a prefeitura, por conta da renúncia do prefeito Antônio Dessa Cardoso, “Furão”, na última terça-feira (11), também renunciou ao cargo. Deste modo, a gestão da cidade passa a ser feita pelo presidente da Câmara, que tem 70 anos de idade.
O vice-prefeito, que também é o vice do prefeito eleito, Carlos Germano, entregou a carta de renúncia do cargo à Câmara Municipal, às 14h16, desta quinta-feira (13).
Ao Acorda Cidade, Carlos Cerqueira disse que não poderia deixar de assumir o cargo diante da situação e que não ficou surpreso com a renúncia do vice-prefeito. “Ele não estava com vontade de assumir, então, eu como presidente do Poder Legislativo não posso me furtar de assumir neste momento difícil a prefeitura de São Gonçalo dos Campos. Vou administrar a partir de amanhã o que encontrarmos no município. Até então não temos conhecimento de nada, não houve transição de governo e só após abrir o leque do município é que vamos saber como ele se encontra. Pretendo manter o salário dos servidores em dia e verificar o que podemos fazer de melhor para a cidade”, disse o novo prefeito Carlos Cerqueira, Ninho, declarando que ficou surpreso com a renúncia de Furão.
O prefeito eleito
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O prefeito eleito Carlos Germano afirmou que não teve influência na decisão do vice-prefeito Fau Bulê e que também não esperava a renúncia de Furão.
“Fau poderia assumir a prefeitura, não tenho nada a ver, foi uma questão pessoal dele. Ele deve ter ouvido amigos e a família. Eu não poderia nomear ninguém para este governo agora, porque meu governo começa no dia 1º de janeiro de 2017”, disse Carlos Germano ao Acorda Cidade.
Primeiras ações de 2017 - Carlos Germano disse que não conversou com o vice-prefeito sobre a situação econômica do município, mas já tem definidas as primeiras ações para o início de seu mandato.
“O vice me ligou ontem, sou sincero, não conversei sobre as finanças do município com ele. Tive com ele hoje pela manhã, bem rápido, e ele já tinha tomado a decisão dele de renunciar também. Ele é um cidadão direito, um homem sério. Foi um pensamento dele, uma atitude dele. Nossa primeira ação é tomar conhecimento de como está o município, assim que o novo presidente da câmara for empossado vamos começar a nomear uma equipe de transição de governo, fazer uma auditoria para que a gente não seja responsabilizado pelo que não fizemos e para que o povo de São Gonçalo tenha conhecimento que nós viemos para mudar e fazer um governo diferente, que ouve a sociedade”, declarou.

A renúncia de Furão
Furão disse que decidiu renunciar ao mandato de prefeito da cidade de São Gonçalo dos Campos por questões de saúde e que fará uma cirurgia cardíaca no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Ele disse que a decisão partiu da avaliação de que até o dia 31 de dezembro as administrações atuais tendem a diminuir o seu ritmo até as próximas assumirem. Como faltam cerca de 70 dias para o fim do seu mandato ele preferiu antecipar a saída da prefeitura renunciando.
“Tenho que ser sensato. Só faltam cerca de 70 dias para meu mandato acabar. Não é justo com a cidade que eu me ausente 30 dias para a cirurgia e depois me ausente para revisão e na recuperação. O mais justo e sensato para não atrapalhar a cidade é renunciar de uma vez por todas. E com essa renúncia, além de fazer a minha cirurgia com mais tranquilidade proporciono ao futuro prefeito Carlos Germano uma possibilidade de ajustar a sua administração mais cedo”, declarou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Com a ida de Carlos Cerqueira para a prefeitura, o novo presidente da Câmara de Vereadores de São Gonçalo dos Campos é o vereador Narciso Galego.