sábado, 11 de março de 2017

Fluminense já conhece adversários da Série D

10/03/2017 15h25
O tricolor feirense está no grupo A-8 da competição ao lado de Itabaiana-SE, Serra Talhada-PE e Campinense-PB.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Fluminense já conhece adversários da Série D
Foto: Divulgação/Flu de Feira
Cristiano Alves
O Fluminense já conhece o grupo e os adversários que enfrentará no Campeonato Brasileiro da Série D, a partir do próximo mês de maio. A CBF já divulgou a tabela da competição, que promete ser a mais disputada desde o surgimento da quarta divisão do futebol nacional, em 2009.
Pela primeira vez, a tabela da competição é divulgada com todos os seus participantes já definidos. Ao todo, são 68 clubes na disputa, com representantes dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. A Primeira Fase do campeonato começa no dia 21 de maio.

O tricolor feirense está no grupo A-8 da competição ao lado de Itabaiana-SE, Serra Talhada-PE e Campinense-PB. A estrela será no dia 21 de maio contra o Itabaiana fora de casa no dia 21 de maio e no dia 28 de maio o Touro estrela no Joia diante do Serra Talhada. A competição tem como novidade a definição dos participantes de forma antecipada– A definição antecipada dos clubes foi possível a partir da resolução da CBF de que os clubes garantiriam vaga para a Série D com base na colocação obtida nos campeonatos estaduais do ano anterior.

Desta forma, os clubes conseguem se planejar melhor para a disputa, com garantia de calendário no decorrer do segundo semestre – comenta Manoel Flores, diretor de Competições da CBF.
Até 2016, os classificados eram conhecidos após a conclusão dos campeonatos estaduais disputados na mesma temporada. A partir de agora, os clubes envolvidos com a disputa da Série D passam a contar com calendário de competições para os dois semestres, como já acontece com participantes das séries A, B e C. São nove meses em que as equipes estarão envolvidas em pelo menos dois campeonatos, de acordo com o Calendário do Futebol Brasileiro: Campeonato Estadual, entre os meses de janeiro e maio e o Campeonato Brasileiro Série D, de maio a setembro.

Entre as vantagens da garantia de calendário está a possibilidade de firmar contratos mais longos com os jogadores, na montagem de uma base para todo o ano. O planejamento financeiro também é facilitado, já que as agremiações podem criar projetos mais longos de investimento junto a patrocinadores, visando todas as competições do ano.

Para o diretor de futebol do Fluminense, José Francisco Pinto, o Zé Chico, o conhecimento prévio dos adversários garante uma vantagem competitiva, já que os clubes podem "buscar o máximo de informação sobre estrutura, estádio, torcida, para não ser surpreendido":
Mais clubes, mais emoção
A Série D foi ampliada com a inclusão de mais 28 clubes no ano passado, passando de 40 para 68 participantes. A CBF apoia todas os clubes, arcando com os custos de taxa de arbitragem, passagem aérea, alimentação e hospedagem das delegações. – A entidade realiza grande investimento na melhoria de estrutura para os clubes que disputam a quarta divisão do futebol nacional, bem como se empenha para evolução nas questões técnicas da competição.
O objetivo da CBF é fomentar o esporte em todo país, contribuindo principalmente com os clubes que possuem menor visibilidade e capacidade financeira, pois os mesmos são potenciais formadores de futuros craques para o futebol brasileiro – afirmou André Pitta, diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF.

Modelo de disputa
A quantidade de vagas por estado foi definida por meio de critérios técnicos, de acordo com o Ranking Nacional de Federações (RNF) 2017: quatro vagas para a federação melhor colocada, três vagas para as federações que ocupam entre a segunda e a nona posição e duas vagas para as demais; completam a lista os quatro clubes rebaixados na Série C em 2016.

O sistema de disputa da Série D consiste em 17 grupos de quatro clubes cada. Avançam para a Segunda Fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, em soma de 32 clubes. A partir desta etapa, a competição é disputada em sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título.
O Fluminense de Feira no ano passado ficou na sétima colocação geral sendo eliminado na quinta fase pelo Volta Redonda-RJ que foi o campeão da competição. Confira abaixo a tabela com os jogos do Fluminense na 1ª fase da Série D
21-05 - Itabaiana x Fluminense – Etelvino Mendonça – Itabaiana
28-05 - Fluminense x Serra Talhada – Joia da Princesa – Feira de Santana
04-06 – Fluminense x Campinense – Joia da Princesa – Feira de Santana
11-06 – Campinense x Fluminense – Amigão – Campina Grande
18-06 – Serra Talhada x Fluminense – Serra Talhada