quinta-feira, 6 de abril de 2017

Agricultores familiares do semiárido baiano recebem investimento de R$ 5,2 milhões


Valor foi destinado à compra de máquinas e insumos agrícolas que beneficiarão cerca de 2 mil pessoas
por Portal BrasilPublicado12/01/2017 16h52Última modificação12/01/2017 16h56
Marina Torres/EmbrapaOs agricultores plantam em 14 municípios do norte da Bahia, que convivem com os efeitos da estiagem
Os agricultores plantam em 14 municípios do norte da Bahia, que convivem com os efeitos da estiagem
Cerca de 2 mil agricultores familiares da região norte da Bahia, semiárido do estado, serão beneficiados por investimento de R$ 5,2 milhões em máquinas e implementos agrícolas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Os equipamentos vão otimizar e dar mais eficiência aos produtores rurais de 45 associações, o que vai contribuir para o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida de famílias que convivem com a estiagem prolongada.
Serão colocados à disposição dos agricultores 45 tratores agrícolas, 16 carretas-tanque, 39 carretas agrícolas, 44 grades aradoras, 35 grades niveladoras, 43 sulcadores leves e 41 roçadeiras hidráulicas.
Os recursos que viabilizaram a ação são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.
“Vai ajudar demais no arado da terra e no dia a dia da nossa comunidade”, comemora Reginaldo da Silva, presidente da Associação Comunitária de Piabas e Adjacências, na área rural de Campo Formoso, que reúne 62 famílias cujos principais cultivos são feijão, maracujá, abacaxi e tomate.
O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, no Submédio São Francisco baiano, Misael Aguilar, destaca que o fortalecimento da produção agrícola familiar em comunidades rurais do semiárido é uma linha de ação da Codevasf que promove a inclusão produtiva e garante a subsistência das famílias num cenário de seca prolongada.
Os produtores rurais que vão ser beneficiados com a ação vivem e produzem nos municípios baianos de Abaré, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Casa Nova, Curaçá, Jacobina, Juazeiro, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Paulo Afonso, Remanso, Santa Brígida, Uauá e Várzea Nova.