terça-feira, 11 de abril de 2017

Saúde Ciclo menstrual com aparência anormal – entenda sobre o corrimento escuro

Saúde
Ciclo menstrual com aparência anormal – entenda sobre o corrimento escuro
Foto: Reprodução
Acorda Cidade
O ciclo menstrual não é um mero evento natural que ocorre com todas as mulheres, pode também ser um meio para que a mulher possa identificar se existe algo de errado com a saúde.

É muito comum entre o público feminino, o relato do sangramento menstrual com aparência de ‘borra de café’ ou sangramento com aspecto de corrimento escuro. Geralmente este sangramento escuro surge no final do ciclo menstrual feminino, mas também pode ocorrer no meio do ciclo, o que é conhecido como sangramento de escape.

O sangramento de escape também pode ser sinal de gravidez e geralmente ocorre entre o primeiro e o segundo mês de gestação, o que se enquadra no processo conhecido como nidação, que é quando o embrião é implantado no endométrio. O volume de sangue é bem pequeno e se for um caso em que a mulher já tenha a confirmação da gestação, o próprio médico que acompanha a gestação a tranquilizará informando de que não se trata de problemas com o feto.

Este sangramento de aparência escura também pode estar relacionado com alterações hormonais no corpo feminino, geralmente quando existe queda nos níveis de progesterona, a mulher pode vir a apresentar essa espécie de corrimento de cor marrom.

Se a mulher utilizar a pílula anticoncepcional de uso contínuo também pode apresentar sangramento de escape, o que pode indicar que a dosagem hormonal presente no medicamento não é a ideal — geralmente baixa concentração de estrogênio — por isso, poderá ser necessária a troca do medicamento.

Em entrevista ao portal Trocando Fraldas, o ginecologista Jaime Filho explica que se o sangramento de escape ocorrer quando a mulher estiver fazendo o uso da pílula anticoncepcional de uso contínuo, pode ser orientada pelo médico a interromper o uso da pílula até que menstrue normalmente e só depois, poderá trocar a medicação em caso de baixa dosagem de estrogênio.

Algumas mulheres também podem apresentar sangramento de cor marrom ou sangramento de escape após a administração da pílula do dia seguinte (PDS) e nestes casos, geralmente, o problema é solucionado após a menstruação.

Em caso de quaisquer anormalidades no ciclo menstrual, é importante que a mulher informe a ocorrência ao ginecologista de confiança para que a causa seja investigada.
Veja também: Saiba quais são os cinco mitos tradicionais que você deve esquecer