terça-feira, 28 de junho de 2011

Wagner defende uso do pré-sal no combate às injustiças e desigualdades sociais

                  As discussões em torno do uso do dinheiro obtido com a exploração de petróleo na faixa do pré-sal no Brasil ganharam destaque na edição desta terça (28) do programa de rádio Conversa com o Governador. Jaques Wagner defende que os royalties tenham como objetivo maior o combate às injustiças e desigualdades sociais nos estados do Norte e do Nordeste do País, com aplicação dos recursos em áreas como educação, saúde, segurança e geração de emprego. “Os estados mais pobres, com maiores problemas sociais devem receber uma fatia maior desta nova riqueza do pré-sal para que a gente possa melhorar a condição de vida de nosso povo em cada um desses estados”.
Ainda no programa, o governador fala sobre a importância das comemorações do 2 de Julho, os bons resultados do São João para o turismo baiano e a iniciativa dos jogadores de futebol do Esporte Clube Bahia de visitar a comunidade do Calabar/Alto Pombas, localidade beneficiada recentemente com a primeira Base Comunitária de Segurança como uma das ações do Programa Pacto pela Vida.

Sobre os investimentos de R$ 10 milhões para valorizar as manifestações culturais do São João da Bahia em mais de 100 cidades do interior do estado, Wagner classificou como um sucesso o crescimento de 13% da ocupação hoteleira em Salvador no mesmo período comparado com 2010. Na região da Chapada Diamantina, o aumento chegou a 85% e em Porto Seguro 20%. “É com alegria que a gente colhe esses frutos - a ocupação da hotelaria e, ao mesmo tempo, a valorização cada vez maior dessa marca baiana que é o nosso querido São João”.
Dois exemplos lembrados pelo governador reafirmam o ambiente de compromisso da população baiana com o Estado - a colaboração de pessoas de destaque na sociedade com o programa Pacto pela Vida e a valorização dos heróis que lutaram por liberdade e das comemorações do 2 de Julho, maior data cívica da Bahia e que marca a Independência do Brasil. “Esses heróis nos ensinaram que a luta pela liberdade, pela democracia e pela justiça social são fundamentais”.
O governador cita o bom exemplo dos jogadores do Bahia que visitaram, nesta segunda (27), a comunidade do Alto das Pombas/Calabar para levar um pouco de alegria à população local. Uma iniciativa que, segundo Wagner, ajuda bastante porque “muita gente está se sensibilizando com nosso chamamento do Pacto pela Vida, que é o envolvimento de todos na criação de uma cultura da paz e na luta para a gente ter uma segurança à altura dos baianos”.

No final do programa, um agradecimento pelo recebimento do título de “Cidadão Baiano”, na próxima quinta (30), proposição feita à época pela então deputada estadual Moema Gramacho, atualmente prefeita da cidade de Lauro de Freitas. “Quero realmente dizer do meu orgulho. Eu, que já me sinto totalmente baiano desde 1974 vivendo aqui na nossa terra”.
O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.