quarta-feira, 21 de março de 2012



Clínicas particulares suspendem atendimento pelo SUS

Da Redação com informações de Paula Pitta e Diego Adans
Cerca de 200 clínicas particulares suspenderam o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nesta quarta-feira (21) por atraso no pagamento. Ao total foram Treze mil prestadores de serviço da rede privada, que paralisaram por tempo indeterminado. Os funcionários alegam inadimplência, referente aos meses de janeiro e fevereiro – dívida de aproximadamente R$ 10 milhões – por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

  De acordo com a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), as unidades da rede privada complementar deixaram de fornecer o serviço em todas as especialidades. Diariamente, cerca de 20 mil pessoas são atendidas nessas clínicas, que realizam atendimento nas áreas de urgência e emergência, ortopedia, traumatologia, fisioterapia e oftalmologia.

O presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde do Estado da Bahia (Sinhodba), Raimundo Correia, afirmou que o problema começou após o prefeito João Henrique emitir as contas referentes ao exercício de 2009 e 2010 ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o SIGA  (Sistema Integrado de Gestão e Auditoria) apontou que as clínicas estão sem contrato, o que resultou na proibição do pagamento.

  "Apesar de sabermos que o contrato, que é de aproximadamente R$ 5 milhões mensais  não existia, as clínicas vinham prestando serviços normalmente. Não é porque mudou de uma hora pra outra que a situação tem que ficar dessa forma”, afirmou Ricardo Costa, que condiciona à volta ao trabalho