domingo, 25 de março de 2012

Doido por sardinha, Neto Baiano não brinca quando está na frente do gol





Neto Baiano dormiu inspirado e acordou mais ainda. E como ele gosta de rede. Após balançá-la quatro vezes nos 4x1 sobre o Juazeirense, o artilheiro do Brasil acordou e foi direto para o twitter desejar um bom dia aos rubro-negros antenados na rede social. O resto do recado: "Vamos que vamos. Amanhã eu vou pescar. Se eu pegar Sardinha eu aviso!", largou para agrado de dez entre dez torcedores do Vitória.

À tarde, o camisa 9 com 21 gols em 17 jogos na temporada deu um pulo no Barradão. Não treinou, mas falou como sempre, sem papas na língua. E a história da pescaria rendeu... "Eu pesco direto. Tem um amigo meu, o Sinho, que tem uma lancha e de vez em quando eu vou pescar. Se eu pegar uma sardinha, não tem nada, não. O Bahia é o Bahia: sardinha é diferente. Mas se eu pegar um peixe vou falar, ainda mais se for sardinha", disse, aos risos. Lembrando que, para pegar sardinhas, Neto teria que pescar de rede e não de anzol, como é comum na pesca esportiva.

Recordes - E ele tem motivos pra esbanjar bom humor. Responsável por 49% dos gols rubro-negros na temporada (21 de 43), o camisa 9 está perto de se tornar o maior artilheiro da história do Barradão. Com 42 gols marcados no Manoel Barradas, Neto está a dois de igualar Ramon, dono do trono. "Sem brincadeira, procuro estar sempre em primeiro lugar em tudo. Mas um cara que é o Reizinho da Toca (Ramon)... Vou procurar quebrar o recorde, fico feliz, mas a felicidade maior é ser campeão", diz.

Outra marca, muito mais motivo de obsessão para o artilheiro do Brasil é o recorde de gols do estadual, que pertence a  Claudio Adão, com 27 em 1986, pelo Bahia. Faltam sete gols pra isso e, caso o Vitória chegue na final, serão mais dez jogos pro matador. "Quero marcar um gol por jogo até a semi. Tô preparado e é um objetivo meu", traça o atacante.

O primeiro desses jogos será especial. Contra o Bahia de Feira, domingo, às 16h, no Joia da Princesa, Neto completará 100 jogos com a camisa rubro-negra. E quanta humildade ao falar dessa marca pessoal: "Heróis são eles (funcionários do Vitória). Eu não sou nada. Só estou tentando fazer meu máximo pra ajudar eles. Sofri muito, mas nunca desisti. Confiaram em mim e tô feliz aqui", comenta Neto, antes contestado e hoje idolatrado pela torcida. De volta ao assunto artilheiro do Brasil, Neto está com folga na ponta. O segundo é Lúcio Maranhão, do ASA, com 15 gols, seguido de Souza, do Bahia, com 1