quarta-feira, 21 de março de 2012

Entrada e saída da escola será avisada a pais por SMS em Vitória da Conquista




Foto: Divulgação/Prefeitura
Chips estão inseridos no escudo da escola
Da Redação
Os pais de alunos da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista poderão ficar tranquilos quando seus filhos forem à escola. Nesta terça-feira (20), foi lançado no Centro Municipal de Educação Profº Paulo Freire/Caic um novo uniforme escolar que utiliza etiquetas Radio Frequency of Identification (RFID), que avisará os responsáveis com uma mensagem de texto no celular quando o estudante entrar e sair da instituição de ensino.

As escolas municipais da cidade baiana serão as primeiras do Brasil a utilizar a tecnologia, com investimento de R$ 1,2 milhão. Primeiramente, mais de 20 mil alunos da rede municipal receberão o Uniforme Escolar Inteligente (DCC Student Id) gratuitamente e 25 escolas municipais serão contempladas.
O diretor do Caic, Sidiney Soares, está com boas expectativas em relação à adoção do novo uniforme. “Esse projeto vem nos dar um grande apoio. Com o controle da frequência escolar, vão melhorar a assiduidade dos alunos, o nível de aprendizagem, de aprovação. E a presença da família na escola vai nos ajudar bastante a melhorar ainda mais a educação”, afirma.

O promotor da Vara da Infância e Juventude, Dr. Marcos Coelho, também presente no lançamento, considera o uniforme “uma ferramenta muito valiosa para que todos os órgãos que trabalham com as áreas da infância e juventude possam acompanhar a educação que está sendo fornecida aos alunos e, principalmente, para fiscalizar a frequência escolar”.  Já para o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o projeto “alia educação, segurança e possibilita parcerias com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar, sempre defendendo a comunidade escolar, os alunos e a própria família. Todo esse cuidado é muito importante para que a escola seja um lugar seguro”.

Como funcionaCada Uniforme Escolar Inteligente terá uma etiqueta com um número universal, o qual deverá ser cadastrado no sistema escolar com as informações dos alunos e com o número de celular dos pais ou responsáveis. Na entrada da escola, será instalado um sensor, que vai monitorar a entrada e saída do estudante, enviando imediatamente uma mensagem de texto (SEM) para os telefones registrados. Os pais ou responsáveis também poderão ser notificados pela secretaria das instituições de ensino a qualquer momento.

A tecnologia de Radio Frequency of Identification (RFID) funciona através de dispositivos chamados etiquetas RFID. Elas são uma espécie de código de barras “inteligente”, que emitem sinais de rádio, proporcionando a identificação automática do objeto em que está fixada. A tecnologia já é utilizada em pedágios, por exemplo.