terça-feira, 17 de abril de 2012

Conta de energia elétrica vai ficar mais cara a partir de domingo (22)



De acordo com a Coelba, além dos Encargos Setoriais e dos custos com a geração e transmissão de energia, são cobrados na conta de energia os tributos (ICMS, PIS e COFINS).

Divulgação

Foto: Divulgação

Os consumidores baianos terão as tarifas reajustadas em 6,57% a partir do dia 22 de abril. A medida foi aprovada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneelnesta terça-feira (17).

A Companhia de Eletricidade do estado da Bahia (Coelba) atende 5 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios do estado da Bahia. De acordo com a Coelba, além dos Encargos Setoriais e dos custos com a geração e transmissão de energia, são cobrados na conta de energia os tributos (ICMS, PIS e COFINS).

Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores da distribuidora:

Baixa tensão (abaixo de 2,3 kV) Por ex: residências - 6,15%
Alta tensão  (de 2,3 a 230 kV) Por ex: indústrias - 7,36%


Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.
A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X*, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. Os índices aprovados são o máximo que as empresas podem praticar.