sexta-feira, 20 de abril de 2012

Programa abre 1.570 vagas para cursos profissionalizantes na BA


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) terá as matrículas reabertas com 1.570 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos ainda no primeiro semestre de 2012, segundo informações da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão (Setad).
A pré-matrícula acontece a partir de segunda-feira (23) e vai até dia 4 de maio, das 8 às 12h e das 13 às 17h nos postos do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) localizados nos bairros do Cabula VI, Comércio, Fazenda Grande II e Boca do Rio; na Central de Informação da Assistência Social (Cias) da Av. Djalma Dutra; Organização de Auxilio Fraternal (OAF) na Lapinha; e no Centro Social Urbano (CSU) de Castelo Branco.
As aulas começam no dia 14 de maio e todos os alunos matriculados e assíduos receberão transporte e lanche. No período final das aulas, os alunos têm chance de serem encaminhados ao mercado de trabalho.
As aulas serão ministradas pelo Senai e Senac, que disponibilizarão 55 turmas para cursos em áreas como construção civil, hotelaria, indústria, alimentícia e informática.
O Pronatec contempla as pessoas que preenchem os pré-requisitos determinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e pelo Ministério da Educação (MEC). É preciso ser beneficiário do Bolsa Família ou dependente, ter entre 16 e 59 anos e possuir o Número de Inscrição Social (NIS) , não havendo limite de participantes por família.
A secretaria ressalta que quem recebe o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não perde o benefício ao fazer a matrícula no curso. Para efetivar a inscrição no programa, é necessária apresentar apenas CPF e NIS. (G1)