domingo, 29 de abril de 2012

Ypiranga perde para Botafogo na estreia da segundona do Baianão




Começou a corrida para conhecer os novos participantes da elite do futebol da Bahia em 2013. A Segunda Divisão do Campeonato Baiano começou neste sábado, 28, com a promessa de ser o mais concorrido e atrativo dos últimos anos. Todos os jogos foram iniciados às 16h e tiveram o mesmo placar: 1 a 0.
No estádio de Pituaçu, o Ypiranga recebeu o Botafogo, mas não apresentou um bom futebol. Com o placar de 1 a 0, o time visitante venceu a partida e aparece como líder do Grupo 1. O resultado foi uma surpresa para os torcedores, já que o “Mais Querido” aparece como o grande favorito ao título, graças à reestruturação promovida pelo presidente Émerson Ferreti.
No Estádio Junqueira Ayres, o Cruzeiro enfrentou o Galícia e também foi surpreendido. O Galícia venceu a partida por 1 a 0 e divide a liderança do Grupo 1 com o Botafogo.
Em Serrinha, o Astro encarou o Jacuipense e também saiu derrotado por 1 a 0. Com o resultado, o time visitante aparece como o primeiro colocado do Grupo 2, dividindo a liderança com o Jequié, que ganhou mesmo sem precisar jogar.
O time enfrentaria o Guanambi, mas a equipe foi excluída da competição pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) por não ter inscrito atletas suficientes para a realização da primeira rodada. Deste modo, todos os times que pegam o time pela primeira fase da competição, serão considerados vencedores pelo placar de 1 x 0.
Competição - As equipes foram distribuídas em dois grupos: o 1 com cinco clubes e o 2 com quatro clubes, por conta da saída do Guanambi. A primeira etapa vai trazer jogos entre os times de cada chave, e os quatro melhores colocados - dois de cada grupo - se classificam para as semifinais, em jogos de ida e volta. Os vencedores, por sua vez, avançam à final da Segunda Divisão e já garantem a vaga na Primeira Divisão de 2013.
Fora o Ypiranga, outros clubes de história no Estado também estão na disputa: o Galícia Esporte Clube, primeiro tricampeão consecutivo, entre 1941 e 1943; e o Botafogo Sport Club, “papa-títulos” no início do século passado, com sete troféus.
O Colo Colo de Futebol e Regatas, campeão baiano em 2006, sofreu com o rebaixamento no ano passado, e promete não passar muito tempo na segundona. Rebaixado junto com o time de Ilhéus em 2011, o Esporte Clube Ipitanga Bahia, outra sensação recente do futebol baiano, também quer voltar de imediato à elite no próximo ano.
Ainda entre os times do interior, destaque para o Esporte Clube Jacuipense, da cidade de Riachão do Jacuípe, que conta com uma boa receita e promete montar um time forte para a segundona. Embalados pela campanha no Torneio Seletivo, o Cruzeiro Futebol Clube de Cruz das Almas e a Associação Desportiva Comunitária Astro, de Feira de Santana, se juntam à Associação Desportiva Jequié no rol dos clubes que pretendem surpreender os favoritos.