sábado, 15 de junho de 2013

Água gelada para emagrecer? Conheça esta inusitada dieta


» Ir para página inicial

 

 

14/06/2013 13:17

Você acredita que ingerindo oito copos de água gelada por dia você consegue perder cerca de 100 calorias? Muitas pessoas investem no método e garantem a sua eficácia, como a cantora Taty Princesa, que afirmou ter perdido 3kg em dez dias. 
 
Para saber verdades e mitos sobre esse novo método, foi entrevistada a nutricionista Carolina Oliveira, membro do Centro de Estudo e Intervenção na Área do Envelhecimento (CEIAE)/Ufba.
 
A especialista garantiu que a ingestão de qualquer líquido gelado favorece, sim, a termogênese, já que o organismo precisa de mais energia para metabolizá-lo. "Se considerarmos a dieta em questão apenas com a ingestão de líquido, naturalmente haverá um baixo aporte calórico, promovendo a perda de peso", afirma. Um copo de água gelada faz o corpo gastar cerca de 10 calorias. A dica é beber água sempre que sentir um vazio no estômago e antes de ingerir calorias desnecessárias.
 
Alimentos termogênicos
 
A nutricionista ainda explica que existem alguns alimentos termogênicos que obrigam o metabolismo a trabalhar mais no processo digestivo, aumentando a queima de gordura e aumento do gasto energético. Chá verde, chá branco, chá mate, café, hortelã, cavalinha, soja, alho, cebola, pimenta vermelha, cominho, curry e canela são alguns destes poderosos aliados na perda dos indesejáveis quilinhos extras.
 
Recomendações e cuidados
 
Importantes recomendações são feitas em relação a ingestão destes alimentos. A especialista afirma que os termogênicos auxiliam sim na perda de peso, mas sozinhos não podem fazer milagre. "Para dar certo, é necessário ter uma alimentação equilibrada e saudável", complementa. Sobre a dieta da água gelada em especial, a nutricionista faz um alerta: o método não é o mais recomendável para alcançar um emagrecimento com saúde.
 
"A perda de peso não necessariamente será um efeito positivo, pois há grandes chances que seja uma perda de massa magra ao invés da perda de gordura, que é o mais recomendado", explica. E as recomendações não param por aí. Sozinha, dietas termogênicas não são suficientes para atingir a meta de peso ideal. É importante investir em atividades físicas, uma alimentação balanceada e buscar orientações mais específicas para o seu corpo com um especialista.
 
Fonte: Correio