sábado, 8 de junho de 2013

Café diminui o risco da diabetes tipo 2

 

 

08/06/2013 07:22

O consumo diário do café, que já foi nosso maior produto de exportação, pode diminuir o risco dediabetes tipo 2.
Diversos estudos chegaram a esta conclusão. Um dos mais recentes, feito na Universidade Harvard (EUA) e publicado em 2011 no American Journal of Clinical Nutrition, reforçou que tanto o café comum quanto o descafeinado teriam essa capacidade.
horário da ingestão também faz diferença, de acordo com um trabalho que contou com a participação de uma pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, a nutricionista Daniela Sartorelli.
Depois de avaliarem quase 70 mil professoras francesas do ensino público, os autores chegaram ao seguinte resultado: quem toma café na hora do almoço tem risco 34% menor de desenvolver diabetes tipo 2. Para isso, não foi necessário ingerir grandes quantidades, apenas um copo pequeno. Essa ação benéfica não foi observada quando o café era bebido em outros horários nem entre as mulheres que preferiam chá.
A possível explicação é que o café talvez retarde a absorção de parte da glicose obtida dos alimentos durante o almoço. Há também suspeita de que a bebida aumente a sensibilidade à insulina e ative a queima de gordura, ajudando a emagrecer.
Modo de usar: beba até três xícaras por dia. Em quantidades exageradas, os riscos podem suplantar os benefícios.